Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1017004
Título: Biological control of banana black Sigatoka disease with Trichoderma.
Autor: CAVERO, P. A. S.
HANADA, R. E.
GASPAROTTO, L.
COELHO NETO, R. A.
SOUZA, J. T. de
Afiliación: Poholl Adan Sagratzki Cavero; Rogério Eiji Hanada; LUADIR GASPAROTTO, CPAA; Rosalee Albuquerque Coelho Neto; Jorge Teodoro de Souza.
Año: 2015
Referencia: Ciência Rural, Santa Maria, v. 45, n. 6, p. 951-957, jun. 2015.
Descripción: A Sigatoka-negra causada por Mycosphaerella fijiensis é a doença mais destrutiva da bananeira em termos mundiais. O patógeno está em uma fase invasiva no Brasil e já se encontra distribuído na maior parte dos Estados do país. O potencial de 29 isolados de Trichoderma spp. para o controle da Sigatoka-negra foi estudado sob condições de campo. Quatro isolados foram capazes de reduzir significativamente a severidade da doença e foram selecionados para um segundo experimento de campo. O isolado 2.047 apresentou os melhores resultados e foi utilizado em testes de sensibilidade a fungicidas e produção massal. Esse isolado foi identificado como Trichoderma atroviride por meio do sequenciamento de fragmentos da regiões ITS do rDNA e tef-1? da RNA polymerase. Trichoderma atroviride foi tão efetivo no controle da Sigatoka-negra quanto o fungicida Azoxystrobin, que é recomendado para o controle da doença. O agente de controle biológico tem potencial para o controle da Sigatoka-negra e pode ser produzido em massa em arroz autoclavado para aplicações no campo.
Thesagro: Doença de Planta
Mycosphaerella Fijiensis
NAL Thesaurus: antagonists
Palabras clave: Fungicide sensitivity
Mass production
Sensibilidade a fungicidas
Sigatoka-negra
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20140436
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Caveroetal2015CiEAnciaRural.pdf500,01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace