Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020504
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 25-Jul-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CASTRICINI, A.
SANTOS, L, O.
RODRIGUES, M. G. V.
COELHO, E. F.
Informaçães Adicionais: ARIANE CASTRICINI, Fapemig; LEANDRA OLIVEIRA SANTOS, CNPQ; MARIA GERALDA VILELA RODRIGUES, Fapemig; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF.
Título: Qualidade pós-colheita de genótipos de banana.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE BANANICULTURA, 8., 2015, Montes Claros. Palestras e resumos... Belo Horizonte: Epamig, 2015. 1 CD-ROM.
Páginas: 1p.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O cultivo da banana ?Prata-Anã? é uma importante atividade econômica do Semiárido de Minas Gerais, entretanto, a cultura é suscetível ao mal-do-Panamá. Os genótipos BRS Platina e Grand Naine são resistentes e BRS Princesa, tolerante à doença. Objetivou-se avaliar a qualidade de bananas ?Prata-Anã?, ?BRS Platina?, ?BRS Princesa? e ?Grand Naine? armazenadas por oito dias em refrigeração (16 ± 2ºC). Os frutos foram produzidos em Nova Porteirinha ? MG. A cada dois dias avaliou-se: firmeza, polpa/casca (p/c), perda de massa fresca (pmf), cor da casca e sólidos solúveis (ss). Até o sexto dia de armazenamento a ?Prata-Anã? permaneceu com maior firmeza, no oitavo dia, igualou-se aos demais genótipos. A p/c e pmf foi maior em ?Grand Naine?, seguida de ?BRS Princesa? durante todo o período de avaliação, ?Prata-Anã? e ?BRS Platina? tiveram a mesma p/c e menor pmf. A casca de ?BRS Princesa? apresentou tonalidade verde mais intensa que dos demais genótipos que tenderam ao amarelo, a partir do quarto dia de armazenamento. ?BRS Princesa? apresentou maior teor de sólidos solúveis, o menor teor ocorreu para ?Prata-Anã? no último dia de avaliação. Os genótipos possuem características distintas, entretanto a ?Prata-Anã? e a ?BRS Platina? tiveram tendência semelhante em relação a p/c, a cor da casca e a ss.
Thesagro: Banana
Pós-colheita
NAL Thesaurus: Postharvest systems
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Qualidadeposcolheita.pdf230,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace