Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020509
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 25-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SASAKI, F. F. C.
ANDRADE, R. O. de
PEREIRA, M. E. C.
PEREIRA, B. DE J.
SILVA, S. O. E
Informaçães Adicionais: FABIANA FUMI CERQUEIRA SASAKI, CNPMF; ROMÁRIO OLIVEIDA DE ANDRADE, UFRB; MARCIO EDUARDO CANTO PEREIRA, CNPMF; BRENO DE JESUS PEREIRA, UFRB; SEBASTIÃO DE OLIVEIRA E SILVA, UFRB.
Título: Concentrações de etileno para climatização de plátano 'Terra 1 Maranhão'.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSAMENTO MÍNIMO E PÓS COLHEITA DE FRUTAS, FLORES E HORTALIÇAS, 1.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-COLHEITA, FRUTAS, HORTALIÇAS E FLORES, 5.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS, 8., 2015, Aracaju,SE. Avanço na conservação e qualidade de frutas, flores e hortaliças: [anais]. Aracaju : Universidade Federal de Sergipe, 2015. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Comercialmente, bananas e plátanos são colhidos na fase conhecida como 'verde-11 maduro' e após a colheita os frutos amadurecem de forma desuniforme. Por isso, o 12 método de desverdecimento chamado de climatização tem sido utilizado para 13 proporcionar o amadurecimento rápido e homogêneo dos frutos. No entanto, existem 14 poucas informações sobre climatização de plátanos na literatura. O objetivo deste 15 trabalho foi avaliar o efeito da climatização com diferentes concentrações de etileno na 16 qualidade física e química de frutos de plátanos 'Terra Maranhão'. Quatro concetrações 17 de etileno foram aplicados: 50, 100 e 500 µL L-1 de etileno e o controle (sem etileno). 18 Os tratamentos foram aplicados por meio de gerador comercial de etileno (Banasil®) e a 19 climatização foi realizada a 25°C por 24 horas. As avaliações foram realizadas logo 20 após os frutos serem retirados da climatização e quando os frutos atingiram o estádio 6, 21 além da avaliação após a colheita (caracterização). As variáveis analisadas foram: massa 22 do fruto, diâmetro do fruto e da polpa, firmeza da polpa, acidez titulável (AT), sólidos 23 solúveis (SS), relação SS/AT e pH. Frutos de plátanos tratados com 50 e 500 µL L-1 de 24 etileno apresentaram casca completamente amarela (estádio 6) no terceiro dia após a 25 climatização e amadureceram em menor tempo, em comparação às frutas dos demais 26 tratamentos. Embora as aplicações de 50 e 500 µL L-1 de etileno tenha antecipado o 27 amadurecimento dos frutos, a concentração de 100 µL L-1 de etileno foi a que 28 proporcionou frutos de melhor qualidade física e química.
Thesagro: Banana
Etileno
Pós-colheita
NAL Thesaurus: Postharvest systems
Ethylene
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concentracoesdeetileno004020328461.pdf279,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace