Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020570
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MOTA, J. V. R.
PEREIRA, M. E. C.
OLIVEIRA, M. F.
SOUZA, E. G.
SANTOS, H. DE J. DOS
Informaçães Adicionais: JOSUEL V. R. MOTA, UFRB; MARCIO EDUARDO CANTO PEREIRA, CNPMF; MONALISA F. OLIVEIRA, UFRB; ELAINE GOES SOUZA, CNPMF; HELEN L. DE J. DOS SANTOS, UFRB.
Título: Amadurecimento de frutos de Plátano 'Terra Maranhão' tratados com 1-metilciclopropeno gasoso.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSAMENTO MÍNIMO E PÓS COLHEITA DE FRUTAS, FLORES E HORTALIÇAS, 1.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-COLHEITA, FRUTAS, HORTALIÇAS E FLORES, 5.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS, 8., 2015, Aracaju,SE. Avanço na conservação e qualidade de frutas, flores e hortaliças: [anais]. Aracaju : Universidade Federal de Sergipe, 2015. 1 CD-ROM.
Páginas: 8p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Posharvest system.
Conteúdo: Os plátanos, genericamente conhecidos como banana-da-Terra, são tipos de banana com alto teor de amido e são consumidos ao natural ou, principalmente, mediante outras formas de processamento. Este trabalho objetivou avaliar o amadurecimento de frutos de plátano ?Terra Maranhão? tratados com 1-MCP gasoso. Os tratamentos consistiram de aplicação de 1-MCP gasoso a 25 °C, por 12 horas, a 0 (controle), 15 e 30 ppb. Os frutos foram avaliados a cada 5 dias durante 20 dias para as seguintes características: estádio de maturação; perda de massa (%); acidez titulável ? AT (% ácido málico); sólidos solúveis ? SS (%); e relação SS/AT. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições de um buquê de três frutos cada. Os resultados deste estudo indicam que o 1-MCP foi capaz de retardar o amadurecimento dos frutos em pelo menos cinco dias. No entanto, as alterações envolvendo a polpa foram mais afetadas. Conclui-se que o 1-MCP possui alto potencial de retardar o amadurecimento de frutos de plátano ?Terra Maranhão?, mas são necessários novos estudos para ajustar o uso da tecnologia a este plátano.
Thesagro: Banana
Pós-colheita
Maturação
NAL Thesaurus: Maturation-promoting factor.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amadurecimentodefrutos00417093054.pdf629,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace