Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020580
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CERQUEIRA, T. S.
ROQUE, R. DE L.
SILVA, S. H. N. D. DA
AMORIM, E. P.
PEREIRA, M. E. C.
Informaçães Adicionais: THALES S. CERQUEIRA; RAFAELLA DE L. ROQUE; SARA H. N. D. DA SILVA; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF; MARCIO EDUARDO CANTO PEREIRA, CNPMF.
Título: Alterações de açúcares e amido em Banana 'Grande Naine' durante o amadurecimento.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSAMENTO MÍNIMO E PÓS COLHEITA DE FRUTAS, FLORES E HORTALIÇAS, 1.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-COLHEITA, FRUTAS, HORTALIÇAS E FLORES, 5.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS, 8., 2015, Aracaju,SE. Avanço na conservação e qualidade de frutas, flores e hortaliças: [anais]. Aracaju : Universidade Federal de Sergipe, 2015. 1 CD-ROM.
Páginas: 8p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Postharvest.
Conteúdo: A banana do cultivar 'Grande Naine' pertence ao grupo AAA, subgrupo Cavendish, com grande capacidade produtiva. Durante o desenvolvimento a banana acumula amido, podendo atingir acima de 20% do peso fresco do fruto. Após o pico de etileno e concomitante pico respiratório esta reserva é rapidamente mobilizada, podendo cair para níveis abaixo de 1% ao mesmo tempo em que ocorre a elevação na concentração de sólidos solúveis para valores próximos a 12%. Esse trabalho teve como objetivo avaliar as transformações relativas aos teores de amido e açúcares ao longo do amadurecimento de banana do cultivar 'Grande Naine', gerando informações sobre esta cultivar para o programa de melhoramento genético. Foram realizadas análises de teor de amido, teor de sólidos solúveis, açúcares totais e redutores. O delineamento experimental foi IC com 6 repetições de 2 frutos. O avanço pelos estádios de amadurecimento refletiu na redução dos teores de amido e aumento dos sólidos solúveis. As principais mudanças nas variáveis estudadas foram observadas entre os estádios 3 e 4. Com os dados obtidos foi possível acompanhar o comportamento do metabolismo dos açúcares da banana 'Grande Naine' produzida em Cruz das Almas.
Thesagro: Banana
Maturação
Pós-colheita
NAL Thesaurus: Maturation-promoting factor.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alteracoesdeacucareseamido00403034605.pdf124,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace