Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1021497
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 6-Ago-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ROCHA, A. S.
MATSUURA, M. I. da S. F.
MATSUURA, F. C. A. U.
CARDOSO, R. L.
Informaçães Adicionais: A. S. ROCHA, UFBA; MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA; FERNANDO CESAR AKIRA U MATSUURA, SPM E Campinas; R. L. CARDOSO, Departamento de Tecnologia de Alimentos, FEA/Unicamp.
Título: Obtenção de fécula de mandioca em pequena escala e caracterização de seu resíduo sólido, o farelo.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 6., 2005, Campinas/SP. Ciência de alimentos: abrindo caminhos para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial. Campinas/SP: FEA/Unicamp, 2005.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O farelo de mandioca é um resíduo fibroso ainda com elevado teor de carboidrato amiláceo (cerca de 70%). Seu principal destino ainda é a alimentação animal, mas alguns pesquisadores vêm sugerindo aplicações mais rentáveis, aproveitando totalmente a matéria-prima e evitando desperdícios no processo. O presente trabalho teve como objetivo analisar a obtenção da fécula de mandioca em processamentos de pequena escala e caracterizar o resíduo sólido (farelo) gerado. O processamento da raiz da variedade Cigana Preta com oito meses de idade foi conduzido na Unidade de Processamento de Mandioca e a caracterização da fécula e do farelo obtidos no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Embrapa Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas/BA. Para a extração da fécula foram utilizados dois processos: manual, com o uso de sacos de algodão para a separação das fibras (tradicional); e mecânico, com o uso de equipamento extrator do tipo batedeira.
Thesagro: Fécula
Mandioca
Resíduo sólido
Farelo
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005RA074.pdf48,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace