Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022789
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ALENCAR SOBRINHO, R. S.
NASCIMENTO, S. M. C. do
OLIVEIRA, J. S. F. de
CARVALHO, E. de A.
Informaçães Adicionais: Rayanne Savina Alencar Sobrinho, GRADUANDA UFRA; Silvia Mara Coelho do Nascimento, GRADUANDA UFRA; Joyce Solange Ferreira de Oliveira, GRADUANDA UFPA; EUDES DE ARRUDA CARVALHO, CPATU.
Título: Seleção 'in vitro' de agentes de controle biológico de Lasiodiplodia sp.
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 182-185.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Crescimento micelial
Rizobactérias.
Conteúdo: Lasiodiplodia sp. é um importante patógeno de diversas frutíferas tropicais e pode causar perdas econômicas significativas. São limitadas as estratégias de manejo para o controle de doenças que têm como agente etiológico o Lasiodiplodia spp. Neste sentido, o biocontrole apresentase como alternativa e como componente do manejo integrado de doenças. O trabalho teve como objetivo selecionar ?in vitro? agentes de controle biológico do patógeno Lasiodiplodia sp. Disco de 5mm de diâmetro contendo micélio do patógeno foi repicado para o centro de placas de Petri contendo meio de cultura BDA e, no entorno deste, foi disposta a colônia bacteriana no formato de um quadrado a 2 cm. A testemunha foi constituída por placa somente com o patógeno. As placas foram incubadas em câmara de crescimento, em delineamento inteiramente ao acaso com quatro repetições. Foram realizadas medições diárias do diâmetro da colônia do patógeno com paquímetro digital. Foi calculado o IVCM e submeteram-se os dados à análise de variância. Os isolados Bac 03 e Bac 18 apresentaram 100% de inibição do crescimento micelial, seguidos por Bac 19 com 76,7% de inibição, diferentes entre si. Foram estabelecidos dois outros grupos com efeito inibitório distintos com 14,4 a 22,5% e 31,3 a 42,4% de controle em relação à testemunha, respectivamente. Outros 10 isolados não reduziram o crescimento micelial do patógeno.
Thesagro: Antagonismo
Doença
Fruta Tropical.
NAL Thesaurus: Arecaceae.
Ano de Publicação: 2015-08-27
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201538.pdf268,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace