Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022872
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Ago-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARRÉRA, A. G. P.
CUNHA, R. L.
CUNHA, E. F. M.
AGUIAR, R. O.
Informaçães Adicionais: Amanda Gabriela Paiva Carréra, MESTRANDA UFRA; ROBERTO LISBOA CUNHA, CPATU; ELISA FERREIRA MOURA CUNHA, CPATU; Rodrigo Oliveira Aguiar, MESTRANDO UFRA.
Título: Avaliação da morfologia dos grânulos de amido de mandioca mansa e brava (Manihot esculenta Crantz).
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Páginas: p. 360-363.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Grânulos de amido
Histograma.
Conteúdo: Objetivou-se determinar os aspectos da morfologia dos grânulos de amido de genótipos de mandioca mansa e brava mantidos no Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Embrapa Amazônia Oriental. Deste foram coletados 12 genótipos de raízes de mandioca mansa e 15 genótipos de mandioca brava em triplicata, pertencentes ao BAG-Embrapa, Belém, Pará, Brasil. Após a colheita as raízes foram lavadas, descascadas, trituradaspara a extração do amido e mantida à 20ºC. Observou-se que os genótipos de mandioca mansa apresentaram distribuição com alta variabilidade nos diâmetros longitudinais e transversais dos grânulos de amidos e maior frequência deste parâmetro para diâmetros longitudinais entre 16,5 a 17 μm. No entanto, os genótipos de mandioca brava apresentaram baixa variabilidade de medidas, com maior frequência entre os diâmetros de 20 a 22 μm. No geral os amidos de mandioca brava apresentam tamanhos de grânulos menores do que os genótipos de mandioca mansa e tais características podem variar devido às propriedades intrínsecas das raízes de mandioca, em relação aos seus diferentes genótipos
Thesagro: Mandioca.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic201577.pdf524,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace