Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1023967
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Set-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: NASCENTE, A. S.
STONE, L. F.
CRUSCIOL, C. A. C.
Informaçães Adicionais: ADRIANO STEPHAN NASCENTE, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; CARLOS ALEXANDRE COSTA CRUSCIOL, UNESP, Botucatu-SP.
Título: Plantas de cobertura afetando as propriedades químicas do solo.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O uso de plantas de cobertura no sistema plantio direto (SPD) pode melhorar significativamente a fertilidade do solo. No entanto, esta melhoria é maior na camada superior do solo. Um estudo foi realizado para determinar as alterações nas propriedades químicas do solo causadas por plantas de cobertura no sistema de plantio direto. O experimento de campo consistiu da seguinte rotação de culturas: plantas de cobertura / arroz / plantas de cobertura / arroz. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com três repetições. Os tratamentos consistiram de quatro espécies de plantas de cobertura (Brachiaria brizantha, Brachiaria ruziziensis, Panicum maximum e Pennisetum glaucum) e pousio (tratamento controle). As amostras foram coletadas no início da safra de verão em outubro de 2007, outubro 2008 e outubro 2009, a 0-5 cm de profundidade do solo. O uso de plantas de cobertura proporciona aumento significativo nos teores de nutrientes (P, K+, Mg2+ e Ca2+) e matéria orgânica no solo. A fertilidade do solo melhora do primeiro para o segundo ano com crescimento de plantas de cobertura. As plantas de cobertura P. glaucum, B. ruziziensis e B. brizantha contribuem mais para aumentar a fertilidade do solo que as parcelas de pousio.
Thesagro: Planta de cobertura
Brachiaria
Panicum maximum
Fertilidade do solo
Plantio direto
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBSC.pdf119,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace