Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027617
Title: Mudanças na composição florística aos oito anos após exploração florestal de impacto reduzido.
Authors: CARVALHO, L. V.
BRAGA, R. C.
MARTINS, A. B.
CARVALHO, J. O. P.
RUSCHEL, A. R.
Affiliation: Lais Vieira CARVALHO, GRADUANDA UFRA; Rayssa Chaves BRAGA, GRADUANDA UFRA; Alysson Braun MARTINS, GRADUANDO UFRA; João Olegário Pereira CARVALHO, APOSENTADO CPATU; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU.
Date Issued: 2014
Citation: In: SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRA, 12., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Universidade Federal Rural da Amazônia, 2014.
Description: A dinâmica da composição florística de determinada é determinada a partir de uma análise baseada na forma como os indivíduos por espécies estão distribuídos no povoamento, em nível de gêneros e famílias botânicas, observando a variação no decorrer de certo período. O presente estudo teve como objetivo comparar as mudanças ocorridas devido a exploração florestal de impacto reduzido na composição florística de uma floresta de terra firme na região de Paragominas, Pará (PA).Foram analisadas as parcelas dos tratamentos referentes à T1 que consistiu na exploração de impacto reduzido, retirando apenas os fustes comerciais das árvores (fustes com comprimento > 4 m de madeira aproveitável), e uma testemunha T0 para o acompanhamento da floresta não explorada. Observou-se a ocorrência de indivíduos distribuídos em 327 espécies, pertencentes a 154 gêneros e 50 famílias botânicas, sendo que, ao longo do período (oito anos), dez famílias se destacavam por deter a maioria dos indivíduos amostrados, cerca de 63,86% em 2003 e 67,5% em 2011. Como um todo, o trabalho mostra que a floresta não-explorada sofreu mínimas alterações que são independentes das ações antrópicas, assim como as parcelas referentes ao tratamento com manejo de impacto reduzido não mostraram grandes impactos em consequência da exploração.
Thesagro: Exploração Florestal
Floresta Nativa
Madeira
Keywords: Composição florística
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMPACTOREDUZIDO.pdf145.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace