Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032517
Título: Diversidade genética de populações de Passiflora setacea DC. do estado da Bahia utilizando marcadores microssatélites.
Autor: BARBOSA, N. C. S.
OLIVEIRA, J. R. P.
BARBOSA, C. de J.
SCHNADELBACH, A. S.
Afiliación: NAIRA COSTA SOARES BARBOSA, UFRB; JOAO ROBERTO PEREIRA OLIVEIRA, CNPMF; CRISTIANE DE JESUS BARBOSA, CNPMF; ALESSANDRA SELBACH SCHNADELBACH, UFRB.
Año: 2015
Referencia: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 9., 2015: Cruz das Almas, BA. Pesquisa: para quê? para quem? : resumos. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
Descripción: O maracujazeiro pertencente ao gênero Passiflora L. possui grande diversidade de espécies e distribuição geográfica no Brasil estando presente em todas as regiões do país. Nas últimas décadas, a cultura tem apresentado acentuada expansão despertando interesse dos fruticultures por apresentar rápido início de colheita e ter boa valorização no mercado interno e externo. A principal espécie comercializada é o maracujá-amarelo ou azedo, P. edulis Sims f. flavicarpa O. Deg. Dentre os problemas fitossanitários que afetam o cultivo do maracujá acarretando prejuízos econômicos destaca-se a virose do endurecimento do fruto, causada pelo Cowpea aphidborne mosaic virus (CABMV). O maracujá-amarelo é suscetível ao vírus, mas existem algumas espécies silvestres de Passiflora que são mais resistentes, dentre as quais destaca-se P. setacea que pode ser utilizada no melhoramento genético do maracujá comercial, por meio de hibridações interespecíficas. A caracterização genética de P. setacea é uma etapa importante para o desenvolvimento de estratégias de conservação da espécie bem como subsidiar programas de melhoramento.
Thesagro: Passifloraceae
Palabras clave: PWV
SSR
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
jornadacientifica2015Pagina180.pdf567,64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace