Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036052
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JESUS, I. R. D. de
SILVA, M. S. L. da
DELAIA, C. R.
Additional Information: IGOR ROSA DIAS DE JESUS, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; CLAUDIA REGINA DELAIA MACHADO, CNPS.
Title: Impactos sociais das barragens subterrâneas no semiárido brasileiro.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Convivência com a seca.
Description: A utilização de barragens subterrâneas para retenção de água e manutenção da umidade no solo é uma estratégia cada vez mais popular nos locais de instabilidade hídrica. O presente trabalho tem por objetivo realizar uma investigação dos impactos sociais percebidos pelas famílias agricultoras que adotaram estas barragens. Para realizar esta investigação, foi utilizado o método Ambitec Social, que se vale de uma abordagem quali-quantitativa nas entrevistas com o público adotante. Os resultados mostram que a adoção de barragens proporciona impactos sociais positivos em todos os indicadores analisados, com destaque para a segurança alimentar e para as melhorias nas condições de comercialização. Este trabalho contribui com a pesquisa em ciência do solo na medida em que enfatiza diretamente a dimensão social de uma tecnologia associada ao manejo dos solos.
Thesagro: Agricultura Familiar
Manejo do Solo.
Data Created: 2016-02-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015185.pdf126,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace