Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036110
Título: Efeito residual de fertilizante organomineral obtido a partir de resíduos de suínos sobre o desempenho agronômico do feijão-caupi.
Autoria: ROCHA, A. A.
SOUZA, F. H. de
SILVA, B. F. da
CAMPOS, D. V. B. de
POLIDORO, J. C.
ARAUJO, E. da S.
Afiliação: ADRIANO ALVIM ROCHA, UFRRJ
FRANCYNE HELENA DE SOUZA
BÁRBARA FERNANDA DA SILVA, UFRRJ
DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS
JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS
EDNALDO DA SILVA ARAUJO, CNPAB.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Conteúdo: Fertilizantes organominerais são produzidos pela mistura de fertilizantes minerais e orgânicos. Resíduos agroindustriais podem ser utilizados em sua composição. Nesse contexto, resíduos derivados da suinocultura podem contribuir com a produção de fertilizantes organominerais. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito residual de fertilizante organomineral, produzido a partir de resíduos de suínos, sobre o desempenho agronômico do feijão-caupi (var. Mauá). O experimento de campo foi realizado na área Experimental da Embrapa Agrobiologia, localizado em Seropédica-RJ. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. As parcelas corresponderam a uma área de 5 x 5 m. Em uma primeira fase, foi realizado o plantio do milho (Zea mays), nessa ocasião, foram estabelecidos seis tratamentos: 1) Fosfato Natural; 2) Superfosfato simples; 3) Organomineral com 50% da dose recomendada para a cultura; 4) Organomineral com 100% da dose; 5) Organomineral com 150% da dose; 6) Testemunha (sem adubação fosfatada). O plantio do feijão-caupi foi realizado em sucessão ao milho, para avaliar o efeito residual dos fertilizantes fosfatados. Nessa cultura foram avaliadas as seguintes variáveis: comprimento da vagem (Comp.V), massa de 100 grãos (MS100), número de grãos por vagem (NGV), número de vagens por planta (NVP) e rendimento médio de grãos (RMG). Os resultados demonstraram que não houve efeito residual da adubação fosfatada, independente da fonte de fósforo. Nas condições do estudo, o fator limitante ao RMG foi, provavelmente, a elevada temperatura que ultrapassou 36 °C no período de florescimento, o que pode ter ocasionado abortamento de flores.
Palavras-chave: Leguminosas
Feijão-de-corda
Feijão-mauá
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015194.pdf353.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace