Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1040376
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GARCIA, L. F.
CARNEVALLI, R. A.
ARAGÃO, L. S.
MAGALHAES, J. C.
PEDREIRA, B. C. e
GIUSTINA, C. D.
Additional Information: LARISSA FERNANDA GARCIA, UMFT; ROBERTA APARECIDA CARNEVALLI, CPAMT; LIDIANY SAMPAIO ARAGÃO, UFMT; JOAO CARLOS MAGALHAES, CPAMT; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT; CAROL DELLA GIUSTINA, UFMT.
Title: Comparação entre dois métodos para determinação de nitrogênio em forragem tropical.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 25., 2015, Fortaleza. Dimensões tecnológicas e sociais da zootecnia: anais. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015. ZOOTEC.
Language: pt_BR
Keywords: Forrageira.
Description: Quantificar os compostos nitrogenados fornecidos na dieta animal é fundamental para garantir o equilíbrio metabólico dos animais. O objetivo foi comparar os métodos de análise de N, CHNS e Kjeldahl em amostras de plantas forrageiras tropicais. Foram utilizadas amostras de plantas de milho trituradas no ponto de ensilagem com diferentes proporções de Urochloa ruziziensis com 4 repetições por tratamento. Além das análises químicas, foram realizadas análises da logística/rotina do laboratório e do custo operacional de cada método. A análise de regressão dos dados foi realizada utilizando-se o pacote estatístico SAS 9.2. Houve correlação linear e positiva entre os valores obtidos pelos dois métodos (P<0,0001). O coeficiente de correlação foi considerado alto (0,8422). O método Kjeldahl apresentou maior demanda de mão de obra efetiva, com tempo gasto de 20 horas por bateria de 40 amostras e custo operacional de R$ 13,63/amostra. O método CHNS utilizou menos tempo gasto com mão de obra (1h/bateria de 60 amostras) e custo operacional de R$ 11,28/amostra. Para determinação de N em forragem tropical, pode-se utilizar tanto o método Kjeldahl quanto o CHNS. O Kjeldahl possui menor custo com gasto de reagentes por amostra, porém a maior demanda de tempo com mão de obra onerou expressivamente o valor da análise. O CHNS apresentou maior rapidez e precisão na análise. A opção será dependente da disponibilidade do aparelho e da mão de obra no laboratório.
Thesagro: Custo Operacional
Silagem.
Data Created: 2016-03-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015cpamtpedreirametododeterminacaonitrogenioforragem.pdf423,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace