Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041049
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, C. H. S. de
PAIVA, A. C. S. R.
FERREIRA, I. B.
MATIELLO, J. B.
ALMEIDA, S. R.
SILVA, M. B. da
ABREU, M. P.
FERNANDES, B. S.
OLIVEIRA, T. N. de
Additional Information: CARLOS HENRIQUE S DE CARVALHO, SAPC; ANA CAROLINA S. R. PAIVA, Fundação PróCafé; IRAN BUENO FERREIRA, Fundação Procafé; JOSÉ BRAZ MATIELLO, Fundação PróCafé; SAULO ROQUE ALMEIDA, Fundação ProCafé; MAURÍCIO BENTO DA SILVA, Fundação ProCafé; MARIANA PINTO ABREU, Bosista Consórcio Pesquisa Café; BETEL SILVA FERNANDES, Bosista Consórcio Pesquisa Café; TAMIRIS NILZA DE OLIVEIRA, Bosista Consórcio Pesquisa Café.
Title: Produtividade de clones de Café Arábica de alto valor agronômico.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 41., 2015, Poços de Caldas. Com mais tecnologia, o melhor café se aprecia: trabalhos apresentados. Varginha: Fundação Procafé, 2015 417 p.
Pages: p. 203-204
Language: pt_BR
Description: O desenvolvimento de cultivares de Coffea arabica L. é um processo bastante longo, normalmente demandando cerca de 25 anos de trabalho para a liberação comercial de uma nova cultivar. Uma forma de reduzir consideravelmente esse tempo é o desenvolvimento de cultivares clonais, cuja multiplicação é feita por propagação vegetativa via embriogênese somática ou estaquia. A propagação vegetativa permite a utilização comercial de plantas que ainda não possuem todas as características de interesse fixadas, tais como híbridos. Visando reduzir a utilização de agrotóxicos e o custo de produção de café, a Fundação Procafé, em parceria com a Embrapa Café, selecionou plantas matrizes com resistência ao bicho-mineiro e à ferrugem, boa qualidade de bebida e alta produtividade. A partir das plantas matrizes foram produzidos clones via embriogênese somática no Laboratório de Cultura de Tecidos da Fundação Procafé. Este trabalho relata a produtividade de clones em sete ensaios conduzidos no Sul de Minas Gerais. Os ensaios foram dispostos em blocos casualizados, com quatro repetições e seis plantas por parcela. Em cada ensaio foi introduzida uma cultivar utilizada comercialmente na região para efeito comparativo.
Thesagro: Variedade
Clone
Coffea Arábica.
Data Created: 2016-03-15
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produtividadedeclones.pdf116,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace