Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1041311
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Mar-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, V. B. V.
Informaçães Adicionais: VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO.
Título: A formação de professores para a era da conexão móvel: um estudo reflexivo sobre as práticas da cultura móvel e ubíqua.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO - IBERCOM, 14. , 2015, São Paulo. Comunicação, cultura e mídias sociais: anais . São Paulo: ECA-USP, 2015. p. 1594-1604.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Dialogismo
Discurso ambiental
Videoclipe
Dialogism
Environmental discourse
Videoclip
Conteúdo: Este trabalho tem por objetivo analisar o processo dialógico na metodologia de produção coletiva de videoclipe ambiental com uso de música amazônica, prática educomunicativa desenvolvida em projetos de divulgação científica e educação socioambiental, na Embrapa Rondônia. Tem-se como referencial teórico o dialogismo em Paulo Freire e M. Bakhtin, uma vez que Freire estimulou a comunicação dialógica para alcançar a transformação necessária das práticas educativas e que, referida prática tem a oficina como o lugar de interação de parceiros para a produção de sentido e elaboração de novos discursos. A pesquisa busca entender se a interação estabelecida nas oficinas, nas quais a metodologia foi aplicada, permite aos participantes produzir um novo discurso que expresse suas realidades. Os resultados da análise apontam que a interação ocorrida em oficinas de produção de videoclipes com acadêmicos de Comunicação Social e educadores ambientais, contribuiu para leitura crítica do discurso literário da música e sua expressão em outro gênero textual, neste caso, o videoclipe. Conclui-se que o uso da música no processo reflexivo/ educativo com grupos em oficinas, caracteriza-se como comunicação dialógica e recurso didático de educomunicação socioambiental, que pode ser utilizado para sensibilizar para questões ambientais e recomenda-se sua aplicação na educação formal e não formal.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ibercom2015AnaisDTI4VANIA.pdf418,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace