Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1053670
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GOTTSCHALK, L. M. F.
TERZI, S. da C.
SOUZA, E. F. de
OLIVEIRA, E. M. M.
FAVARO, L. C. de L.
PENHA, E. das M.
Additional Information: LEDA MARIA FORTES GOTTSCHALK, CTAA; SELMA DA COSTA TERZI, CTAA; ERIKA FRAGA DE SOUZA, CTAA; EDNA MARIA MORAIS OLIVEIRA, CTAA; LEIA CECILIA DE LIMA FAVARO, CNPAE; EDMAR DAS MERCES PENHA, CTAA.
Title: Comparação da produção de enzimas celulolíticas e hemicelulolíticas por linhagens mutantes e parental do Aspergillus niger 3T5B8.
Publisher: In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA ENZIMÁTICA, 12., 2016, Caxias do Sul. Anais. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2016, 4 p.
Language: pt_BR
Notes: ENZITEC 2016.
Keywords: Celulases
Xilanases
Beta-glicosidase.
Description: Diversos trabalhos têm procurado aumentar a eficiência da hidrólise enzimática da biomassa lignocelulósica. Nesse contexto, o melhoramento de cepas produtoras de enzimas celulolíticas e hemicelulolíticas pode resultar em misturas enzimáticas mais eficientes. A linhagem parental de Aspergillus niger 3T5B8, referenciada como produtora de poligalacturonase, foi utilizada para o melhoramento genético visando aumentar a produção de celulases e hemicelulases. A produção das enzimas CMCase, xilanase, beta-glicosidase e poligalacturonase por fermentação submersa usando duas linhagens mutantes P49 e P83 foi avaliada e comparada com a linhagem parental. Os resultados mostraram um destaque para a cepa P83 com um aumento na produção de 56% de CMCase, 76% de beta-glicosidase, 23% de xilanase e 216% na poligalacturonase.
Thesagro: Celulase
Enzima
Aspergillus Niger.
NAL Thesaurus: Enzymes.
Data Created: 2016-09-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4575enzitec2016Copy.pdf203,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace