Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1055562
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LIMA, M. V. D. de O.
TEIXEIRA, M. V. J.
GUERRA, N. B.
LIMA, L. L. de A.
PEREIRA, G. E.
Additional Information: MÁRCIA VALÉRIA DANTAS DE OLIVEIRA LIMA, Doutora (Nutrição), Universidade Federal de Pernambuco, e-mail: marcia.valerial@hotmail.com; MARCONY VINÍCIUS JANUÁRIO TEIXEIRA, Graduando (Agronomia), Universidade Federal Rural de Pernambuco, e-mail: marconyvjt@hotmail.com; NONETE BARBOSA GUERRA, Doutora (Nutrição), Universidade Federal de Pernambuco, e-mail: nonete@globo.com; LUCIANA LEITE DE ANDRADE LIMA, Doutora (Nutrição), Universidade Federal Rural de Pernambuco, e-mail: lucianalima.ufrpe@gmail.com; GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV.
Title: Parâmetros cromáticos e metabólitos secundários de uvas viníferas no vale do São Francisco
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 24., 2016, São Luis. Fruticultura: fruteiras nativas e sustentabilidade. São Luis, MA: SBF, 2016.
Language: pt_BR
Notes: Resumo 1697
Keywords: Uva vinífera
Vinhos finos
Vitivinicultura
Região vitivinícola tropical brasileira
Região do Vale do São Francisco
Parãmetros cromáticos da uva
Parâmetros metabólicos secundários da uva
Description: No Brasil, a vitivinicultura voltada para elaboração de vinhos finos é desenvolvida nas regiões Sul e Nordeste. No Sul esta atividade apresenta padrão fenológico anual, similar ao encontrado na viticultura de clima temperado com um ciclo vegetativo por ano. No Nordeste, o Vale do São Francisco (VSF), com vinhedos distribuídos nos estados de Pernambuco e Bahia, é a principal região vitivinícola tropical brasileira, localizada entre os paralelos 8º e 9º de latitude sul, com altitude média de 350 m acima do nível do mar e clima tropical semiárido com variabilidade intranual (TONIETTO; TEIXEIRA, 2004). As uvas viníferas contêm na casca, polpa e sementes, uma grande quantidade de diferentes compostos considerados essenciais à qualidade e tipicidade dos vinhos, destacando os açucares transformados em álcool durante a sua elaboração e os compostos fenólicos responsáveis pela coloração e estrutura de vinhos tintos (SILVA NETO et al., 2009). A obtenção de vinhos com qualidade superior no Brasil, entretanto, passa pela obtenção da melhoria na qualidade da uva (AMORIM et al., 2005). Para tanto é importante considerar além das condições críticas da sua formação, a influência de variáveis microclimáticas sobre o processo de maturação fisiológica, caracterizada por transformações bioquímico-enzimáticas, dependentes da temperatura, radiação solar, umidade, dentre outros fatores (SANTOS; KAYE, 2009). Este trabalho teve como objetivo caracterizar parâmetros cromáticos (intensidade de cor e tonalidade) e metabólitos secundários (antocianinas e polifenóis), durante o período de maturação, de uvas viníferas do Vale do São Francisco.
Thesagro: Uva
Data Created: 2016-10-28
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho1697.pdf313,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace