Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1055576
Título: Avaliação de atrativos para monitoramento de drosophila suzukii em pomar comercial de framboesa.
Autoria: SANTOS, R. S. S. dos
BURRACK, H.
PERRITT, R.
BIZOTTO, L. de A.
OLIVEIRA, A. S. de
FURLANI, G. F.
Afiliação: REGIS SIVORI SILVA DOS SANTOS, CNPUV; HANNAH BURRACK, Associate Professor, PhD. North Carolina State University. E-mail: hjburrac@ncsu.edu.; RICHARD PERRITT, Professor, PhD. North Carolina Farm Center for Innovation and Sustainability. E-mail: richperritt@earthlink.net; LUCAS DE ALMEIDA BIZOTTO, Professor, PhD. North Carolina Farm Center for Innovation and Sustainability. E-mail: richperritt@earthlink.net; ANELISE SILVA DE OLIVEIRA, Acadêmico - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Estagiário da Embrapa Uva e Vinho. E-mails: biologadomsn@hotmail.com e gabrielfurdozi@hotmail.com; GABRIEL FEDOZI FURLANI, Acadêmico - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Estagiário da Embrapa Uva e Vinho. E-mails: biologadomsn@hotmail.com e gabrielfurdozi@hotmail.com.
Ano de publicação: 2016
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 24., 2016, São Luis. Fruticultura: fruteiras nativas e sustentabilidade. São Luis, MA: SBF, 2016.
Conteúdo: Drosophila suzukii (Diptera: Drosophilidae), conhecida como drosófila da asa manchada (SWD) ou suzuki, é uma praga quarentenária nativa da Ásia em expansão mundial na atualidade. Em 2008, SWD foi coletada nos EUA (Califórnia) e, desde então, registrada em outros estados americanos (WALSH et al. 2011) e também na Europa (CINI et al. 2012). No Brasil, a praga foi detectada no ano de 2014 ocasionando danos na ordem de 30% em cultivos de morango no Estado do Rio Grande do Sul (SANTOS, 2014a). Os danos são causados pela alimentação das larvas em frutos ainda fixos às plantas, e pela introdução de patógenos no local da oviposição. O fruto atacado entra em colapso exibindo intensa perda de líquidos. Entre os hospedeiros da SWD estão as fruteiras que produzem frutos de epiderme fina como, por exemplo, os pequenos frutos: morango, framboesa, amora-preta e o mirtilo. Em se tratando de uma espécie recentemente introduzida no Brasil, poucas são as informações sobre a eficiência de atrativos para monitoramento das populações. O vinagre de maçã tem sido usado em vários estudos científicos, sendo até sugerido como atrativo para o monitoramento da espécie no Brasil (SANTOS, 2014b). Apesar disto, a atratividade é apontada como de curta duração e de baixa seletividade. Assim, Santos (2016) recomenda, em substituição ao vinagre de maçã, o uso de um atrativo à base de fermento biológico, açúcar e água, o qual tem se mostrado promissor e seletivo para monitoramento de SWD. Nos 24 EUA, após extensa avaliação laboratorial e de campo, foram isolados componentes químicos essenciais da atratividade de D. Suzukii, os quais estão sendo produzidos e comercializados em forma de dispenser, com os nomes comerciais de Pherocon® SWD e Scentry® SWD. Como inexistem informações sobre a eficiência e a seletividade de tais produtos para o monitoramento da suzuki no Brasil, foi planejado o presente estudo, cujo objetivo foi o de avaliar a captura e a seletividade de atrativos e de misturas no monitoramento de D. suzukii em pomar de framboesa no município de Vacaria, RS.
Thesagro: Mosca
Framboesa
Fruta de clima temperado
Praga
Praga quarentenária
NAL Thesaurus: Drosophila
Palavras-chave: Pomar de framboesa
Notas: Resumo 1585
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho1585.pdf331,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace