Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1055613
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANGELO, P. C. da S.
CARLI, J. R. de
VELOZA, C. M.
BONFIM, GABRIELA D.
BARTELEGA, L.
CARVALHO, J.
DOMINGHETI, T. C.
REIS, A. M.
BUENO, I. F.
CARVALHO, C. H. S. de
MATIELLO, J. B.
Additional Information: PAULA CRISTINA DA SILVA ANGELO, SAPC; JULIANO R. DE CARLIS, Bolsista SAPC na Fundação Procafé; CLAUDIA M. VELOZA, Estagiária UNIS; GABRIELA D. BONFIM, Estagiária Fundação Procafé; LUCAS BARTELEGA, Bolsista SAPC na Fundação Procafé; JAIRO CARVALHO, Bolsista SAPC na Fundação Procafé; TIAGO C. DOMINGHETI, Bolsista SAPC na Fundação Procafé; ANDRÉ MORAES REIS, Bolsista SAPC na Fundação Procafé; IRAN FERREIRA BUENO, Bolsista SAPC na Fundação Procafé; CARLOS HENRIQUE S DE CARVALHO, SAPC; JOSÉ BRAZ MATIELLO, Fundação Procafé.
Title: Soma térmica para caracterizar nove cultivares de cafeeiro no ciclo 2015/16 em Varginha - MG.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 42., 201, Serra Negra, SP. Produzir mais café, com economia, só com boa tecnologia: resumos. Brasília, DF: Embrapa Café, 2016.
Language: pt_BR
Description: O florescimento e o desenvolvimento e maturação dos frutos do cafeeiro são importantes para a adaptabilidade e produtividade das plantas e para o planejamento de colheitas escalonadas. Estes processos fisiológicos são reconhecidamente influenciados por variáveis ambientais como a temperatura, a disponibilidade de água e a insolação. Desde o século 19 tem sido utilizados métodos em que as variações meteorológicas cíclicas são correlacionadas com a sucessão de estágios diferentes que compõem os ciclos reprodutivo e vegetativo das plantas. Entre estes métodos está o cálculo da soma térmica ou dos graus-dia acumulados (GDA), que é utilizado para cafeeiros desde as décadas 70 e 80. Para calcular a soma térmica toma-se a temperatura média diária e subtrai-se o valor da temperatura de base, em seguida somando-se o valor obtido para o número de dias que estiver sendo analisado.
Thesagro: Café
Colheita
Data Created: 2016-10-28
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Somatermicaparacaracterizar.pdf129,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace