Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056521
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NOGUEIRA, F. dos S.
NASCIMENTO, D. S. P.
CARVALHO, F. A. de
CRUZ, J. L. L.
LEAO, P. C. de S.
BIASOTO, A. C. T.
Additional Information: FERNANDA DOS SANTOS NOGUEIRA, Bolsista CNPq; DANIELE SANTANA PEREIRA NASCIMENTO, Estagiária da Embrapa Semiárido; FILIPE ARAÚJO DE CARVALHO, Bolsista CNPq; JÉSSICA KELE LIMA CRUZ, Estagiária da Embrapa Semiárido; PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; ALINE TELLES BIASOTO MARQUES, CPATSA.
Title: Influência de diferentes sistemas de condução e porta-enxertos na qualidade de vinhos Chenin Blanc produzidos no Submédio do Vale do São Francisco na segunda safra do ano 2015.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 11., 2016, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2016.
Pages: p. 305-310.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 271).
Language: pt_BR
Keywords: Compostos fenólicos
Vinho tropical
Composição físico-química
Cultivar Chenin Blanc
Vale do São Francisco
Porta-enxerto
Vitivinicultura.
Vinho branco
Description: Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de diferentes sistemas de condução e porta-enxertos sobre a composição físico-química de vinhos brancos elaborados com a cultivar Chenin Blanc no Submédio do Vale do São Francisco, a partir de uvas colhidas na segunda safra do ano de 2015 e procedentes de experimento instalado no Campo Experimental de Bebedouro, da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE). Os tratamentos consistiram em dois sistemas de condução (espaldeira e lira) e cinco porta-enxertos: ?IAC-313?, ?IAC-766?, ?IAC-572?, ?Paulsen 1103? e ?SO4?. Os vinhos foram elaborados experimentalmente no Laboratório de Enologia da Embrapa Semiárido. Os parâmetros físico-químicos avaliados foram: pH, densidade, acidez total e volátil, teor alcóolico, dióxido de enxofre livre e total, compostos fenólicos, açúcares redutores e intensidade de cor. Observou-se que tanto o sistema de condução como o porta-enxerto influenciaram na qualidade do vinho. O porta-enxerto ?SO4?, em sistema de condução espaldeira, proporcionou ao vinho maior teor alcóolico e em sistema lira originou maior conteúdo de compostos fenólicos à bebida. O porta-enxerto ?Paulsen 1103?, em sistema lira, reduziu o valor de pH do vinho, enquanto o porta-enxerto ?IAC-572?, independentemente do sistema de condução, aumentou sua acidez total; fatores importantes para a obtenção de vinho branco de melhor estabilidade.
Thesagro: Uva
Vitis Vinifera.
NAL Thesaurus: Grapes
Data Created: 2016-11-17
ISSN: 1808-9992
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
305.pdf60.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace