Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056524
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Nov-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: NASCIMENTO, D. S. P.
CARVALHO, E. S. S. de
AMORIM, M. D.
LEAO, P. C. de S.
BIASOTO, A. C. T.
Informaçães Adicionais: DANIELE SANTANA PEREIRA NASCIMENTO, Estagiária da Embrapa Semiárido; ERIKA SAMANTHA SANTOS DE CARVALHO, Mestranda da Universidade Federal da Bahia; MAURILO DANTAS AMORIM, Estagiário da Embrapa Semiárido; PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; ALINE TELLES BIASOTO MARQUES, CPATSA.
Título: Influência do sistema de condução e porta-enxerto no perfil sensorial de vinhos Syrah produzidos no Submédio do Vale do São Francisco.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 11., 2016, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2016.
Páginas: p. 323-328.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 271).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Vinhos Syrah
Análise sensorial
Vinho tropical
Vitivinicultura.
Conteúdo: O estudo objetivou avaliar o perfil sensorial de vinhos Syrah, elaborados com uvas colhidas na segunda safra do ano de 2014, procedentes do Campo Experimental de Bebedouro, Petrolina, PE, cultivadas sob os sistemas de condução lira e espaldeira e porta- enxertos Paulsen 1103, IAC 572, IAC313, IAC766, Harmony e SO4. Utilizando a técnica de análise descritiva quantitativa (ADQ), a equipe sensorial escolheu 16 termos descritores para descrever as similaridades e diferenças entre as amostras. Destacaram-se os vinhos das uvas cultivadas em sistema de condução em lira enxertadas sob os porta-enxerto IAC 572 e Paulsen 1103, que apresentaram maiores intensidades de atributos sensoriais importantes para vinhos tintos, como intensidade de cor vinho, intensidade aromática, persistência gustativa e corpo.
Thesagro: Uva
Vitis Vinifera.
NAL Thesaurus: Grapes
Ano de Publicação: 2016
ISSN: 1808-9992
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
323.pdf104,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace