Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056531
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PRAZERES, I. C.
CARVALHO, A. V.
DOMINGUES, A. F. N.
Additional Information: I.C. Prazeres, PÓS-GRADUANDA UFPA; ANA VANIA CARVALHO, CPATU; ALESSANDRA FERRAIOLO N DOMINGUES, CPATU.
Title: Elaboração e avaliação sensorial de barras multicomponentes.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 25., 2016, Gramado. Anais... Gramado: SBCTA Regional, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Análise sensorial
Barras multicomponentes
Castanha do brasil
Farinha de tapioca
Frutas regionais
Description: Barras multicomponentes são alimentos práticos podendo ser consumidas em vários lugares por diversas pessoas, representando fontes de diversos macronutrientes. O trabalho objetivou desenvolver e avaliar a aceitação sensorial de barras multicomponentes à base de farinha de tapioca, castanha do brasil e polpa de açaí ou cupuaçu. Duas formulações finais foram elaboradas, das quais variaram os sabores cupuaçu e açaí. Observou-se que as barras avaliadas receberam elevadas médias de aceitação, com notas situadas entre as categorias ?gostei ligeiramente? e ?gostei muito?, resultado comprovado pelo índice de aceitação de 75%. Conclui-se que as barras multicomponentes elaboradas com produtos regionais representam uma alternativa viável de comercialização, agregando valor e favorecendo o uso e aplicação de frutas exóticas da região Amazônica no desenvolvimento de novos produtos, ampliando sua visibilidade no âmbito nacional e internacional.
Data Created: 2016-11-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
267.pdf428,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace