Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056546
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Nov-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUSA, S. B.
CARVALHO, A. V.
MATTIETTO, R. A.
OLIVEIRA, M. S.
Informaçães Adicionais: S.B. Sousa, GRADUANDO UFPA; ANA VANIA CARVALHO, CPATU; RAFAELLA DE ANDRADE MATTIETTO, CPATU; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU.
Título: Compostos fenólicos e atividade antioxidante de frutos de bacaba (Oenocarpus spp.).
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 25., 2016, Gramado. Anais... Gramado: SBCTA Regional, 2016.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Oenocarpus bacaba
Oenocarpus distichus
Compostos bioativos
Bacaba
Conteúdo: Os fitoquímicos em frutas exóticas têm mostrado importantes características no que diz respeito às suas propriedades antioxidantes. Os frutos das diferentes espécies de Oenocarpus, palmeira nativa da Amazônia Brasileira, desempenham papel importante na dieta das comunidades rurais. Este trabalho teve como objetivo realizar a caracterização de compostos bioativos e atividade antioxidante em frutos de Oenocarpus bacaba e Oenocarpus distichus pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma de bacabeiras da Embrapa Amazônia Oriental. Os resultados evidenciaram haver diferença estatística entre as duas espécies, para todas as variáveis estudadas. Os frutos analisados apresentaram altos teores em compostos fenólicos (1795,48 mg AGE/100g e 1633,00 mg AGE/100g), indicando serem excelentes fontes em compostos antioxidantes. De maneira geral, os teores de compostos fenólicos, antocianinas e atividade antioxidante indicam que os frutos de Oenocarpus spp podem contribuir de maneira importante na ingestão de fitoquímicos antioxidantes na dieta
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
607.pdf116,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace