Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1057313
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Nov-2016
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, K. A. dos
SILVA, E. S. da
OLIVEIRA, M. da R.
BORSATO, A. V.
Informaçães Adicionais: KARINE APARECIDA SILVA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; ELIZABETH SALES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; MAXWELL DA ROSA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; AURELIO VINICIUS BORSATO, CPAP.
Título: Rendimento do óleo essencial de folhas de Vitex agnus castus L. em diferentes períodos de coleta.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 2.; JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 1.; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 6; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLÓGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLÓGICAS DE MATO GROSSO DO SUL, 2., 2016, Dourados. Agroecologia e soberania alimentar: saberes em busca do bem viver: anais. Dourados: UFGD, 2016.
Páginas: Não paginado.
Idioma: pt_BR
Notas: Agroecol 2016. 1 CD-ROM. Publicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 11, n. 2, 2016.
Conteúdo: A Vitex agnus castus L. é uma planta que contem um óleo essencial concentrado nas folhas, eventualmente utilizado no tratamento de problemas hormonais no período pré-menstrual e a menopausa. O presente estudo avaliou o rendimento do óleo essencial de suas folhas em distintos períodos de coleta. Entre os meses de dezembro/2014 a março/2015 foram realizadas três coletas de dois arbustos V. agnus castus L. no lote 47 do Assentamento 72, Ladário-MS. A partir do material coletado e desidratado foi realizada a hidrodestilação por arraste a vapor com equipamento do tipo clevenger para a extração do óleo. Durante três horas, as amostras foram submetidas a esse procedimento em três repetições. Com o término da hidrodestilação, o óleo foi armazenado em frasco de âmbar e acondicionado em um resfriador a -15 ºC. Os resultados sugerem que os meses de verão mais favorável para a extração do óleo é dezembro e janeiro.
Thesagro: Oleo vegetal
Oleo essencial
NAL Thesaurus: Oils
Essential oils
Vegetable oil
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
21102820461RVRendimentodoOleoessencialdeFolhasdeVitexagnuscastusL.emDiferentesPeriodosdeColetaVersaoFinal.pdf466,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace