Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1062993
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Clima Temperado - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: ZABALETA, J. P. L.
Additional Information: JOAO PEDRO LLANOS ZABALETA, CPACT.
Title: Desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras semipesadas alimentadas com dietas contendo farinha da parte aérea da mandioca (folhas e ramos).
Publisher: 2015.
Pages: 71 f.
Language: pt_BR
Notes: Tese (Doutor em Ciências - Nutrição Animal) - Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas.
Description: A demanda dos consumidores por produtos diferenciados em suas formas de produção e em seus atributos de qualidade sensorial, estimula a busca de ovos enriquecidos com pigmentos carotenóides, antioxidantes que contribuam para a melhoria da nutrição humana. Uma das alternativas para a obtenção de gemas enriquecidas com carotenóides é a utilização da parte aérea (folhas e ramas) da planta da mandioca, (FPAM - Manihot esculenta Crantz), atualmente desperdiçada pelos agricultores. Por ser um produto natural, de baixo custo e fácil obtenção busca-se com este projeto de pesquisa avaliar o efeito da inclusão da FPAM na dieta de poedeiras sobre a pigmentação de gemas de ovos. No Aviário Experimental do CAVG/IFSul, no período de agosto a outubro de 2014, em quatro ciclos de postura de 21 dias cada, foram realizados quatro tratamentos com 16 repetições, com três aves por gaiola, em um total de 192 aves da linhagem Isa Brown. Os tratamentos foram: T1: Dieta Basal; T2: Dieta basal + 0,15% FPAM (on top); T3: Dieta basal + 0,30% de FPAM (on top); T4: Dieta basal + 0,45% de FPAM (on top). Foram avaliados parâmetros de produção e qualidade externa e interna dos ovos no Laboratório de ovos do CAVG/IFSul. A análise estatística utilizou o software SAS (Statistical Analysis System - Analytics Pro). Observou-se, com excessão do 1º ciclo que apresentou diferença significativa no consumo de ração, que a inclusão de FPAM, nas baixas concentrações utilizadas, apesar dos maiores teores de fibras no T4, não alterou significativamente a pigmentação de gemas de ovos, desempenho produtivo e qualidade (externa e interna) dos ovos.
Thesagro: Mandioca
Manihot esculenta
Ovo
Galinha para postura
Nutrição animal
Data Created: 2017-02-07
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPACT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseJPZabaletaFarinhaparteaereademandioca.pdf832,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace