Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1067506
Título: Toxicidade de estratos orgânicos e óleo essencial de Annona vepretorum (Annonaceae) sobre Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae).
Autor: FERNANDES, M. H. de A.
Afiliación: MARIA HERLÂNDIA DE ARAÚJO FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Año: 2016
Referencia: 2016.
Páginas: 61 f.
Descripción: Tetranychus urticae Koch é considerada uma importante praga para muitas culturas de importância agrícola. Para o seu controle táticas de manejo tem sido investigada como alternativa aos acaricidas sintéticos. O presente estudo objetivou avaliar a toxicidade de extratos orgânicos e óleo essencial de folhas de Annona vepretorum Mart. sobre o ácaro rajado T. urticae. A toxicidade do extrato metanólico foi avaliada através do efeito tópico mais residual (aplicaçâo via torre de Potter) e somente efeito residual (imersão do disco foliar). A toxicidade do extrato hexânico foi realizada apenas através do efeito residual. A CLsodo extrato metanólico (por efeito tópico mais residual) foi aplicada sobre as fêmeas do ácaro para avaliar os efeitos subletais. O teste de múltipla escolha avaliou a preferência do ácaro para alimentação e oviposição entre o controle e as diferentes concentrações dos extratos. Os compostos químicos dos óleos essenciais de folhas de A. vepretorum, coletados em duas épocas distintas, época 1 (junho/2015) e época 2 (fevereiro/2016), foram analisados por CG/EM. Para os testes com óleos essências, recipientes de vidro (1,4 L) foram utilizados como câmaras de fumigação. A toxidade do óleo por contato residual foi realizada somente com o óleo da época 2. Os resultados indicam que a CLsodo extrato metanólico foi de 10,96 mg/mL para o efeito tópico mais residual e 22,07 mg/mL para o efeito residual. A CLso do extrato hexânico foi de 50,61 mg/mL. A CLsodo extrato metanólico interferiu na fecundidade e longevidade das fêmeas, diferindo significativamente do controle. Porém, não houve diferenças entre os tratamentos quanto a viabilidade de ovos. No teste de múltipla escolha, 82 a 99% de T. urticae preferiram o controle para alimentação e 84 a 100% para oviposição. A análise dos óleos essenciais por CG/EM revelou como constituinte majoritário o espatulenol (29,84%) na época 1 e biciclogermacreno (28,81 %) na época 2. Foi constatado efeito significativo na interação entre as épocas de coleta e as diferentes concentrações do óleo. A ação fumigante dos óleos foi maior após 72 h, na concentração de 40 IJUL, alcançando em média 98,9 e 97,2% de mortalidade nas épocas 1 e 2, respectivamente. No teste de contato residual, análise de regressão só foi significativa para as concentrações de 200, 600 e 800 IJUmL. A toxicidade por contato foi maior nas primeiras 24 horas, onde a maior mortalidade (96,4%) foi obtida com 800 IJUmL. Os resultados indicam que A. vepretorum tem poder acaricida e revela ser uma alternativa possível no manejo sustentável de T. urticae. Porém, muitos outros trabalhos devem ser realizados, uma vez que, este é o primeiro estudo que avalia a atividade pesticida dessa espécie vegetal.
Thesagro: Planta
Extrato vegetal
Óleo essencial
Ácaro rajado
Praga
Annonaceae
Tetranychus Urticae
Inseto
NAL Thesaurus: Insects
Essential oils
Palabras clave: Acaricida botânico
Annona vepretorum
Anonacea
Manejo integrado
Notas: Dissertação (Mestrado em Agronomia: Produção Vegetal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientada por Rita de Cássia Rodrigues Gonçalves Gervásio; co-orientada por José Eudes de Morais Oliveira, Embrapa Semiárido.
Tipo de Material: Teses
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Toxicidade-de-estratos-organicos-e-oleo-essencial-de-Annona-vepretorum.pdf1.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace