Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1073121
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CATTANI, C. E. V.
SILVA, B. B. da
OLDONI, L. V.
MERCANTE, E.
ANTUNES, J. F. G.
ESQUERDO, J. C. D. M.
Additional Information: CARLOS EDUARDO VIZZOTTO CATTANI, Unioeste; BRUNO BONEMBERGER DA SILVA, Unioeste; LUCAS VOLOCHEN OLDONI, Unioeste; ERIVELTO MERCANTE, Unioeste; JOÃO FRANCISCO GONÇALVES ANTUNES, CNPTIA; JÚLIO CÉSAR DALLA MORA ESQUERDO, CNPTIA.
Title: Estimativa da evapotranspiração real diária para o município de São Gabriel do Oeste-MS utilizando imagens orbitais.
Publisher: Acta Iguazu, Cascavel, v. 6, n. 2, p. 13-24, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Processamento de imagem
Description: Resumo: Estimativas de evapotranspiração real são informações importantes, pois podem fornecer aporte aos gestores agrícolas no manejo de culturas e na previsão da produtividade. Este trabalho teve como objetivo estimar a evapotranspiração real diária (ETr) para o município de São Gabriel do Oeste, que é um grande produtor agrícola do estado de Mato Grosso do Sul. Foram utilizadas imagens do satélite Landsat-8, OLI/TIRS e o algoritmo SEBAL, alimentado com dados de estações meteorológicas. O algoritmo SEBAL calcula a ETr a partir do fluxo de calor latente (LE), o qual é estimado a partir do balanço de energia da superfície. Por meio deste algoritmo foram gerados os mapas dos parâmetros estatísticos, calculados para as diferentes classes de uso e cobertura da terra em São Gabriel do Oeste. As maiores médias de valores de ETr foram encontradas em áreas de vegetação nativa, seguidos de valores próximos para água e agricultura, enquanto que as menores médias de valores foram encontradas em áreas urbanas e solo exposto. A ETr teve comportamento semelhante ao encontrado para a LE. O algoritmo SEBAL utilizando dados de superfície e imagens do Landsat-8, OLI/TIRS, apresentou-se como uma ferramenta eficiente e de baixo custo para o monitoramento da ETr.
Thesagro: Evapotranspiração
Sensoriamento remoto
Balanço de energia
NAL Thesaurus: Evapotranspiration
Image analysis
Remote sensing
Energy balance
Data Created: 2017-07-25
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APCattaniActaIguazu2017.pdf871.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace