Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079106
Título: Indicadores fisiológicos e absorção de Ca, Fe e Mg em plântulas de azevém anual tratadas com reguladores do crescimento.
Autor: EITERER, L. P.
FONSECA, J. G. da
BORGES, C. A. V.
MITTELMANN, A.
SILVA, J. C. J. da
PASSOS, L. P.
Afiliación: LUCAS PRUDÊNCIO EITERER, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; JEMIMA GONÇALVES DA FONSECA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; CRISTIANO AMANCIO VIEIRA BORGES, CNPGL; ANDREA MITTELMANN, CNPGL; JÚLIO CESAR J. DA SILVA, UNVIERSIDADE FEDERAL DE JUIIZ DE FORA; LEONIDAS PAIXAO PASSOS, CNPGL.
Año: 2017
Referencia: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 20., 2017, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2017.
Descripción: No melhoramento genético vegetal, a triagem rápida e precoce de genótipos tem assumido crescente importância. Um problema recorrente tem sido a baixa produção de biomassa, a qual impede a realização de análises dependentes de maior quantidade de amostra. Assim, um estudo foi conduzido visando aumentar a produção rápida de biomassa de plântulas de azevém anual, por meio da exposição das raízes aos seguintes reguladores do crescimento: ácido giberélico, ácido indolacético, adenina e 2,4-D. Após 30 dias de crescimento, as plântulas foram colhidas e avaliadas quanto a indicadores fisiológicos (área foliar, comprimento médio da folha, pesos fresco e seco de folhas e de raízes, taxa transpiratória e teor de clorofila) e à absorção de Ca, Fe e Mg. Não foram detectadas diferenças significativas nas variáveis investigadas, mas observou-se que a absorção de Mg acompanha a absorção de Ca, resposta a qual deve beneficiar as estratégias de manejo nutricional. Abordagens futuras devem levar em consideração um maior número de ensaios e verificar se o período de avaliação de 30 dias necessita ser aumentado, para viabilizar quantidades adequadas de amostras.
Thesagro: Cálcio
Ferro
Magnésio
Palabras clave: Azevém anual
Reguladores do crescimento
Citación: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 211).
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Indicadores-fisiologicos-e-absorcao.pdf142.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace