Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084835
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MIRANDA, R. de Q.
FERREIRA, H. S.
MORAIS, Y. C. B.
GALVÍNCIO, J. D.
MOURA, M. S. B. de
Additional Information: RODRIGO DE QUEIROGA MIRANDA, UFPE; HENRIQUE DOS SANTOS FERREIRA, UFPE; YGOR CRISTIANO BRITO MORAIS, UFPR; JOSICLÊDA DOMICIANO GALVÍNCIO, Professora da UFPE; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.
Title: Avaliação de dez métodos diferentes de interpolação sobre dados meteorológicos em Petrolina, Pernambuco.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Espacialização
Semiárido
Dados meteorológicos
Natural resource
Description: A escassez de bases de dados consistentes e precisas representa um desafio proeminente no Brasil. Por isso, a aplicação de técnicas de interpolação na estimativa de dados meteorológicos representa uma alternativa viável. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar estatisticamente os métodos mais precisos para predição da precipitação, temperatura, velocidade dos ventos e radiação global no município de Petrolina do Estado de Pernambuco. Foram utilizados dados de precipitação, radiação global, umidade relativa do ar, temperatura média do ar e velocidade do vento, os quais foram submetidos a dez diferentes algoritmos e configurações de interpolação. Para a validação das imagens derivadas foi utilizada a técnica da validação cruzada, e a eficiência da interpolação foi avaliada através do coeficiente de determinação e da raiz do erro médio quadrático. Os resultados mostram que os métodos de interpolação Kriging Spherical e Natural neighbor apresentaram melhores estimativas para temperatura média do ar, enquanto que para umidade relativa do ar, os métodos de Kriging Spherical e exponential apresentaram as maiores eficiências. Velocidade do vento e radiação global obtiveram melhor desempenho com IDW power 4 e power 2 respectivamente. Já para precipitação, Natural neighbor foi o melhor método dentre os avaliados. Dentre as variáveis estudadas, a precipitação apresentou os menores valores de coeficiente de determinação, o que pode ter sido provocado pela quantidade insuficiente de estações para cobrir uma área com distribuição espacial irregular das chuvas.
Thesagro: Clima
Temperatura
Recurso natural
NAL Thesaurus: Climatic zones
Data Created: 2018-01-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magna16.pdf86.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace