Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085145
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MESQUITA, A. C.
SILVA, J. L.
SILVA, K. E. S.
YURI, J. E.
SOUZA, M. A. de
Additional Information: ALESSANDRO C. MESQUITA, Professor, UNEB/DTCS, Juazeiro, BA; JULIANA L. SILVA, Discente da UNEB/DTCS, Juazeiro, BA; KECIO E. S. SILVA, Discente da UNEB/DTCS, Juazeiro, BA; JONY EISHI YURI, CPATSA; MOISES A. DE SOUZA, Mestrando do PPGHI/UNEB, Juazeiro, BA.
Title: Cultivo de cebola sobre diferentes sistemas de irrigação no Vale do São Francisco.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Cultivares
Onion
Description: A pesquisa foi realizada na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, localizada no município de Juazeiro-BA. O delineamento experimental usado foi em blocos casualizados, com parcela subdividida e quatro repetições. As parcelas foram os diferentes sistemas de irrigação, microaspersão e gotejo e as subparcelas, foram compostas por cultivares de cebola, IPA 11, Serena e Fernanda. No final do experimento foram avaliadas algumas variáveis agronômicas, dentre elas: produtividade comercial e total, número de bulbos comerciais e não comerciais. Para a variável produtividade comercial observou-se que as cultivares Fernanda e Serena foram superiores a cv. IPA 11, tendo as seguintes produtividades: 24,2 t ha-1, 18,9 t ha-1e 18,3 t ha-1, respectivamente, no manejo por microaspersão. Contudo, as cultivares não diferiram estatisticamente no manejo de irrigação por sistema de gotejamento. O numero de bulbos comerciais e não comerciais, apresentaram diferenças significativa para o fator sistema de irrigação. A variável, número de bulbos comerciais, mostrou valores mais satisfatórios quando manejado com o sistema de irrigação por microaspersão. Para a variável, número de bulbos não comerciais, o sistema por gotejo apresentou resultados com maior significância. Através desses resultados preliminares, as cultivares, Serena e Fernanda, nas condições do Submédio do Vale do São Francisco, foram as que apresentaram resultados mais satisfatórios, principalmente, quando utilizado o sistema de irrigação por microaspersão.
Thesagro: Cebola
Irrigação
Allium Cepa
Manejo de Água
Produtividade
Data Created: 2018-01-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jony1.pdf150,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace