Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088725
Title: Seletividade de bentazon em cultivares de feijão-caupi.
Authors: SERAFIM, R. C.
IKEDA, F. S.
FERNANDES, D. O.
CAVALIERI, S. D.
LIMA JÚNIOR, F. de M.
FONSECA, B. T. da
METZ, L. H.
BALAN, M. A.
CHAPLA, M. V.
Affiliation: RAFAEL CARLOS SERAFIM, UFMT-SINOP; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; DIEGO ORTEGA FERNANDES, UFMT-SINOP; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA; FÉLIX DE MORAIS LIMA JÚNIOR, UFMT-SINOP; BÁRBARA THAIS DA FONSECA, UFMT-SINOP; LUÍS HENRIQUE METZ, UFMT-SINOP; MATHEUS AGOSTINHO BALAN, UFMT-SINOP; MARCOS VINÍCIUS CHAPLA, UFMT-SINOP.
Date Issued: 2017
Citation: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 72-74.
Description: A cultura do feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.] está entre as espécies de maior importância na alimentação humana. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste detêm as maiores produções e o Centro-Oeste vem se destacando nos últimos tempos devido o desenvolvimento de cultivares eretas e semieretas que favorecem o cultivo mecanizado, citando-se como exemplo as cultivares BRS Tumucumaque, BRS Nova Era e BRS Imponente, já plantadas comercialmente no estado de Mato Grosso. Entre os fatores de maior influência na redução da produtividade, encontram-se as plantas daninhas, que quando não controladas afetam o crescimento, o desenvolvimento e a respectiva produtividade, sendo assim um dos principais componentes do custo de produção, podendo reduzir o rendimento em até 90% (Fontes et al., 2010). A estratégia mais utilizada para o controle é a capina manual, já que se trata de uma cultura geralmente utilizada por pequenos produtores. Entre as práticas de manejo que seriam recomendadas para grandes cultivos da cultura seria o uso de herbicidas. No entanto, esse método é limitado na cultura do feijão-caupi, pela falta de produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que impede a recomendação e uso desses produtos (Silva; Albertino, 2009). Devido a isso, pesquisas em relação à seletividade de produtos à cultura vêm ganhando espaço (Mesquita, 2011). Entre as possibilidades de uso encontra-se o bentazon e o bentazon+imazamox. O bentazon é um herbicida do grupo químico das Benzotiadiazinonas, inibidor do fotossistema II. É utilizado apenas em pós-emergência, devido à absorção primariamente foliar e pequena translocação. Os efeitos de fitotoxicidade são notórios nas proximidades e/ou locais da pulverização, assim sendo um herbicida de contato. Com a dessecação do tecido foliar, a atividade fotossintética é reduzida levando a paralização do crescimento e morte da planta. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade de doses de bentazon sobre cultivares de feijão-caupi.
Thesagro: Variedade
Feijão de corda
Vigna unguiculata
Keywords: Feijão caupi
Cultivar
BRS Tumucumaque
BRS Nova Era
BRS Imponente
Sinop
Mato Grosso
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017-cpamt-fsi-seletividade-bentazon-cultivares-feijao-caupi-p-72-74.pdf409,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace