Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1092708
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: GOMES, V. P.
GALVÍNCIO, J. D.
MOURA, M. S. B. de
FERREIRA, P. dos S.
PAZ, Y. M.
MIRANDA, R. de Q.
Additional Information: VIVIANE PEDROSO GOMES, Mestranda da UFPE; JOSICLÊDA DOMICIANO GALVÍNCIO, UFPE; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; PEDRO DOS SANTOS FERREIRA, Mestrando da UFPE; YENÊ MEDEIROS PAZ, Doutoranda da UFPE; RODRIGO DE QUEIROGA MIRANDA, Doutorando da UFPE.
Title: Sensoriamento remoto hyperspectral aplicado para análise dos indicadores de resiliência e suscetibilidade do bioma caatinga frente às mudanças climáticas
Publisher: Revista Brasileira de Geografia Física, v. 9, n. 4, p. 1122-1136, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Bioma Caatinga
NPP
ETA
Description: A constante exploração da Caatinga para fins econômicos, pode ocasionar o agravamento do processo das mudanças climáticas. Diversos modelos climáticos aplicados para o Nordeste brasileiro indicam que a região deve ser uma das mais afetadas pelas alterações no clima. Os efeitos desse processo sobre a Caatinga ainda são incertos, sobretudo no que se refere ao funcionamento fisiológico da vegetação. Alguns estudos têm demonstrado ser possível obter a quantidade de carbono sequestrado da atmosfera através de estimativas da eficiência de uso da luz e componentes do balanço de energia. O objetivo deste estudo é caracterizar a resposta espectral da vegetação, em função do sequestro de carbono como indicadora de resiliência e suscetibilidade do bioma Caatinga frente às mudanças climáticas. Para esse trabalho foram medidos em campo, Índice de Área Foliar (IAF), medidas diretas de espectrorradiometria, temperatura do ar, do solo, da superfície da folha, umidade relativa do ar, clorofila A, B e Total. Através dos dados de espectrorradiometria foram gerados índices de vegetação, pigmentação e Assimilação líquida de carbono (NPP). Foram projetados cenários futuros das variáveis estimadas utilizando dados do modelo climático ETA, projetados até o ano de 2040. As variáveis projetadas indicaram uma tendência de aumento da temperatura, umidade e déficit de pressão de vapor favorecendo a assimilação de carbono pela vegetação. No entanto, o cenário projetado pelo modelo foi resultante de uma estimativa otimista, ou seja, as temperaturas médias globais para os anos analisados podem sofrer algum incremento e interferir o comportamento fisiológico das vegetações prejudicando a capacidade de resiliência.
Thesagro: Mudança Climática
Sensoriamento Remoto
Vegetação
NAL Thesaurus: Climate change
Data Created: 2018-06-22
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magna5.pdf893,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace