Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100222
Title: Projeto Lago de Sobradinho: fortalecimento e estruturação da apicultura em uma propriedade familiar no município de Remanso-BA.
Authors: MEDEIROS, R. da S.
CORREIA, R. C.
SILVA, E. M. S. da
BARBOSA, C. D.
MELO, G. A. de
Affiliation: RENALLY DA SILVA MEDEIROS; REBERT COELHO CORREIA, CPATSA; EVA MÔNICA SARMENTO DA SILVA; CRISTIANE DAMASCENO BARBOSA; GUSTAVO ALVES DE MELO.
Date Issued: 2018
Citation: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL DO REGIONAL NORDESTE, 13., 2018, Juazeiro, BA. Novas dinâmicas de desenvolvimento do Semiárido: anais. Juazeiro: UNIVASF: SOBER-NE, 2018.
Description: Esse trabalho teve como objetivo descrever, por meio de um estudo de caso, as melhorias ocorridas em uma propriedade familiar no município de Remanso-BA, verificando algumas mudanças no desempenho da atividade apícola, após quatro anos de inserção no projeto Lago de Sobradinho. A pesquisa foi definida em função da sua finalidade como exploratória, descrevendo a realidade analisada a partir de depoimentos dos envolvidos. Portanto, foram realizadas viagens in loco ao município de Remanso-BA, as quais foram feitas observações, anotações e entrevista semiestruturada. Como resultado, das ações desenvolvidas no âmbito do plano de apicultura e meliponicultura para a região do entorno da barragem de Sobradinho, após mostrar aos envolvidos a melhor forma de trabalho, na prática, obteve-se bons resultados oriundos da sua própria experiência de vida e em consonância com as orientações técnicas. Constataram-se, mudanças significativas nas áreas, sendo o projeto Lago de Sobradinho o ponto de partida para várias transformações técnicas educativas, sociais, financeiras, econômicas e ambientais, como também o fortalecimento e estruturação da apicultura em bases sustentáveis nas propriedades.
Thesagro: Agricultura Familiar
Apicultura
Desenvolvimento Sustentável
Apis Mellifera
Abelha
NAL Thesaurus: Family farms
Keywords: Lago de Sobradinho
Geração de renda
Meliponicultura
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rebert2018.pdf793.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace