Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102432
Título: Estrutura do capim-mombaça no pós-pastejo sob efeito residual de doses de nitrogênio.
Autor: GURGEL, A. L. C.
DIFANTE, G. dos S.
MONTAGNER, D. B.
ARAUJO, A. R. de
VÉRAS, E. L. de L.
BARBOSA, G. L.
RODRIGUES, J. G.
PEREIRA, M. de G.
Afiliación: Antonio Leandro Chaves Gurgel, Mestrando em Produção Animal/Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Gelson dos Santos Difante; DENISE BAPTAGLIN MONTAGNER, CNPGC; ALEXANDRE ROMEIRO DE ARAUJO, CNPGC; Emmanuel L. de Lima Véras, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Gabriel Lima Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Jéssica Gomes Rodrigues, Mestrando em Produção Animal/Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Marislayne de Gusmão Pereira, Mestrando em Produção Animal/Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Año: 2018
Referencia: In: MOSTRA CIENTÍFICA FAMEZ, 11., 2018, Campo Grande - MS. Anais... Campo Grande, MS: UFMS, 2018.
Descripción: O objetivo foi avaliar o efeito residual do nitrogênio nas características estruturais do capim-mombaça no pós-pastejo. A área experimental possui 13,5 ha, com nove módulos, subdivididos em seis piquetes de 0,25 ha cada. Os pastos receberam três doses anuais de nitrogênio na forma de ureia (100, 200 e 300 kg ha-1) por três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017). No ano de 2018 não foi utilizada adubação nitrogenada para caracterizar o efeito residual do nutriente. Avaliou-se altura do dossel, massa de forragem (MF), de lâminas foliares (MLF), colmo (MC), de material morto (MMM), e o fracionamento da MF. A interação entre o efeito residual do nitrogênio e os ciclos de pastejo não foi significativa. Não houve efeito das doses residuais de nitrogênio no pós pastejo para altura do dossel (49,4 cm), MF (2822,8 Kg ha-1 MS), MLF (891,9 Kg ha-1 MS), MC (744,5 Kg ha-1 MS), MMM (1186,7 Kg ha-1 MS) e relação lâmina foliar:colmo (1,3). Também não houve efeito para o percentual de lâmina foliar (32,1), de colmo (26,7) e material morto (41,2). As doses residuais de nitrogênio não influenciam as características estruturais do capim-mombaça no pós-pastejo, desde que o manejo do pasto seja adequado mediante ajuste da taxa de lotação.
Thesagro: Adubação
Pastagem
Panicum Maximum
Palabras clave: Pasture fertilization
Residual forage mass
Adubação de pastagem
Massa de forragem residual
Notas: Título em inglês: Structure of the post-grazing Mombasa grass under the residual effect of doses of nitrogen.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estruturadocapimmonbacanopospastejo.pdf529.94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace