Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105739
Título: Use of human intravaginal tampon embedded with natural progesterone induces synchronous estrus in Santa Inês ewes.
Autor: PRATES, J. F.
BRAIR, V. L.
MAIA, A. L. R. S.
SOUZA-FABJAN, J. M. G.
BRANDÃO, F. Z.
BONATO, G. C.
FONSECA, J. F. da
Afiliación: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
JEFERSON FERREIRA DA FONSECA, CNPC.
Año: 2019
Referencia: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 71, n. 1, p. 345-348, 2019.
Descripción: [Uso de tampão intravaginal humano embebido com progesterona humana para indução e sincronização de estro em ovelhas Santa Inês]. Resumo: Este estudo avaliou a eficiência de três protocolos de indução de estro síncronizado em ovelhas da raça Santa Inês. Vinte e quatro ovelhas adultas foram equitativamente distribuídas em três grupos, de acordo com ordem de parto, peso corporal (kg) e escore da condição corporal. As ovelhas receberam implante vaginal de progesterona natural por seis dias mais 37,5 g de d-cloprostenol laterovulvar e 300UI de eCG i.m., 24 horas antes da remoção do dispositivo. Ovelhas controle receberam CIDR330mg de progesterona, e as demais receberam dispositivo absorvente intravaginal humano, tamanho mini, embebido com 200 (OB200) ou 400mg (OB400) de progesterona. Coletas de sangue foram feitas nos momentos D0 (antes da inserção dos dispositivos), D0+6h e diariamente, até um dia após retirada do dispositivo (D7). A progesterona (ng/mL) foi semelhante (P>0,05) em todos os tratamentos ao longo do período experimental, exceto no dia da remoção do dispositivo, quando as ovelhas controle (2,5±0,3) tiveram progesterona superior (P<0,05) às ovelhas OB200 (0,6±0,1) e OB400 (1,2±0,4). O percentual de animais em estro (100,0, 62,5 e 100,0%) foi semelhante (P>0,05) e o intervalo para o estro (46,3±3,9a, 26,4±4,5b e 31,2±5,8a,b) foi diferente (P<0,05) entre os animais dos grupos controle, OB200 e OB400, respectivamente. A taxa de concepção das ovelhas foi de 50,0% (4/8) para cada grupo (P>0,05). Dispositivos humanos e fonte de progesterona podem ser usados para induzir o estro sincronizado em ovelhas Santa Inês.
Thesagro: Ovino
Ovelha
Reprodução Animal
Ciclo Estral
Sincronização do Cio
Progesterona
NAL Thesaurus: Animal reproduction
Sheep
Ewes
Progesterone
Estrus
Conception rate
Brazil
Palabras clave: Progestagen
Transition period
Estrus induction
Oestrous cycle
Progestágeno
Período de transição
Indução de estro
Taxa de concepção
Prolificidade
Raça Santa Inês
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Nota Técnica/Nota científica (CNPC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CNPC2019Useofhuman.pdf643.32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace