Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123093
Title: Efeito da acidez do solo na estatura de plantas de genótipos de triticale.
Authors: Walendorff, R. de A.
Strapasson, M.
Spironello, A. N.
NASCIMENTO JUNIOR, A. do
Affiliation: Ranison de Almeida Walendorff, 1Curso de Agronomia, Faculdade IDEAU de Passo Fundo. Av. Rui; Milena Strapasson, 2Curso de Agronomia, Universidade de Passo Fundo. Rodovia BR 285, São José, CEP 99052-900 Passo Fundo, RS.; Angelo Navarini Spironello, 2Curso de Agronomia, Universidade de Passo Fundo. Rodovia BR 285, São José, CEP 99052-900 Passo Fundo, RS.; ALFREDO DO NASCIMENTO JUNIOR, CNPT.
Date Issued: 2019
Citation: In: REUNIÃO DA COMISSÃO BRASILEIRA DE PESQUISA DE TRIGO E TRITICALE, 13., 2019, Passo Fundo. Ata e Resumos... Passo Fundo: Ed. do Autor, 2019. p. 374-378.
Description: Solos ácidos e/ou a toxicidade do alumínio (Al3+) são importantes fatores que impedem a adaptação dos cultivos em diversas regiões do país. A calagem apesar de altamente eficiente para correção da acidez dos solos nem sempre é uma opção imediata para produtores descapitalizados. Se realizada em superfície é ineficaz para reduzir a acidez em subsolo (Kaminski et al., 2005). Entre as tecnologias disponíveis para uso em sistemas agrícolas, além da calagem, o uso de cultivares de cereais tolerantes à acidez nociva dos solos e ao alumínio tóxico é excelente opção. As plantas de cultivares suscetíveis ou moderadamente suscetíveis não expandem o sistema radicial adequadamente, podendo sofrer estresses com seca ou calor, resultando em decréscimo de crescimento e de rendimento de grãos (Menosso et al., 2000).
Thesagro: Trigo
Triticale
Genótipo
Acidez do Solo
Keywords: Genótipos de triticale
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atas-e-resumos-13-RCBTT-Reunia771o-de-Trigo-e-Triticale-2019-p374.pdf87.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace