Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126239
Título: Avaliação dos processos químicos do solo em manejo de plantio direto na Amazônia.
Autor: MIRANDA, B. M.
SILVA, A. R.
CARVALHO, E. J. M.
VELOSO, C. A. C.
Afiliación: Bárbara Maia Miranda, UEPA; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU.
Año: 2020
Referencia: In: SILVA, M. E. D. (Org.). O meio ambiente e a interface dos sistemas social e natural 2. Ponta Grossa: Atena, 2020.
Páginas: Cap. 12, p. 170-177.
Descripción: Os danos mais significativos na qualidade dos solos de áreas produtivas estão correlacionados ao uso impróprio dos recursos naturais, aplicação de sistemas agrícolas e insumos inadequados com baixa sustentabilidade e intensivamente mecanizados.Com isso, o Sistema de Plantio Direto passou a ser introduzido no Brasil, tendo como base as práticas de conservação, contudo, em muitas áreas é aplicado e conceituado erroneamente, pois seus princípios conservacionistas não são praticados rigorosamente, distanciando-se de ser o sistema mais utilizado nos cultivos do Brasil, principalmente pela necessidade de desenvolver mais conhecimentos sobre seus benefícios e os melhores manejos. Em vista disso, o presente estudo teve como objetivo avaliar os processos químicos de um Latossolo Amarelo Distrófico sobre os diferentes arranjos produtivos utilizados em sistema de plantio direto no município de Belterra?PA. O experimento foi orientado em um delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos. A amostragem do solo foi realizada em maio de 2017 dentro de cada parcela nas profundidades de 0-10, 10-20 e 20-40 cm. Amostras essas que foram utilizadas para determinar os seguintes atributos químicos: MOS, Ca, Ca+Mg, Na, K, Al, H+Al. Em seguida a obtenção desses, foram calculadas as variáveis SB, CTC Total, V% e m%. As análises estatísticas foram realizadas por meio do programa RStudio®. Os resultados demonstram que a técnica de manter o material orgânico na maioria dos tratamentos deste estudo com o plantio direto demonstrou-se eficaz para melhorar a fertilidade do solo, aumentando os teores de CTC, V% e SB, reduzindo a m%. No geral, a aplicação de calcário superficial em SPD se mostrou um tratamento determinante para melhorar as condições das características químicas destes solos, principalmente nas camadas superficiais.
Thesagro: Solo
Manejo do Solo
Fertilidade do Solo
Conservação do Solo
Química do Solo
Plantio Direto
Palabras clave: Sistema conservacionista
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Capitulo-12-PD-Quimica-2020.pdf3.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace