Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1128212
Title: Caracterização química de amostras de biocarvão de casca de banana e bagaço de laranja carbonizados a 400 e 600°C.
Authors: FEITOSA, A. A.
TEIXEIRA, W. G.
RITTER, E.
REZENDE, F. A. de
KERN, J.
Affiliation: AMANDA ALVES FEITOSA, IFMA; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; ELISABETH RITTER, UERJ; FABIANA ABREU DE REZENDE, CPAMT; JÜRGEN KERN, Leibniz-Institut für Agrartechnik und Bioökonomie.
Date Issued: 2020
Citation: Revista Virtual de Química, v. 12, n. 4, p. 901-912, 2020.
Description: O biocarvão é um produto da pirólise de resíduos orgânicos com potencial uso na agricultura. A utilização depende de suas propriedades físico-químicas, que variam de acordo com a biomassa e o processo de pirólise utilizado. As agroindústrias de processamento de laranjas e bananas geram uma grande quantidade de resíduos. Foi produzido em reator biocarvão de cascas de banana e bagaços de laranja com nas temperaturas de 400°C e 600°C. Os resultados mostraram variação das características em função da biomassa e da temperatura de pirólise. Todos os biocarvões mostraram pH alcalino. Os biocarvões de casca de banana apresentam elevados valores de cinzas e condutividade elétrica. Os teores de carbono variaram 50 - 60%. Os teores de Cu limitam o uso agrícola, assim como o teor de naftaleno no biocarvão de bagaço de laranja carbonizado a 600°C. São necessários estudos complementares sobre vantagens agronômicas e riscos da utilização deste biocarvões nos solos tropicais.
Thesagro: Cinza
NAL Thesaurus: Biochar
Pyrolysis
Keywords: Biocarvão
Pirólise
Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20200072
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace