Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131731
Title: Genotypic values and genetic correlations for components and oil content of bunch of hybrids between caiaué and dendê.
Authors: FREITAS, A. F. de
LOPES, R.
CUNHA, R. N. V. da
PINA, A. J. de A.
RESENDE, M. D. V. de
GOMES JUNIOR, R. A.
Affiliation: ALESSANDRA FERRAIOLO DE FREITAS, CPATU; RICARDO LOPES, CPAA; RAIMUNDO NONATO VIEIRA DA CUNHA, CPAA; ANTÔNIO JOSÉ DE ABREU PINA, Grupo Marborges; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPCa; RUI ALBERTO GOMES JUNIOR, CPATU.
Date Issued: 2021
Citation: Colloquium Agrariae, v. 17, n. 1, p. 79-92, Jan.-Fev. 2021.
Description: A hibridação interespecífica entre caiaué e dendê (HIE OxG) é explorada no melhoramento genético para atender a demanda de cultivares resistentes ao amarelecimento fatal (AF), maior problema fitossanitário do dendê na América do Sul, incluindo o Brasil. Além da resistência ao AF, as cultivares devem apresentar alta produtividade em óleo, que depende diretamente da produção de cachos e do teor de óleo nos cachos (O/CFF). Para obter ganhos genéticos em O/CFF de HIE OxG é necessário conhecer os valores genotípicos da população de melhoramento e como os componentes do cacho estão relacionados a esta característica neste tipo de material. O objetivo deste estudo foi estimar valores genotípicos e correlações genéticas para componentes de cacho e analisar o potencial de uso desses componentes na seleção para ganho em O/CFF. Análises de composição física e do teor de óleo no mesocarpo foram realizadas em 840 cachos de 39 progênies HIE OxG F1. Valores genotípicos para os componentes de cacho foram estimados por procedimento REML/BLUP e obtidas às correlações genéticas entre eles. Todos os componentes avaliados apresentaram variação genética com possibilidade de ganhos por seleção, com destaque para valores do teor de óleo no cacho (O/CFF) superiores a 23%. A seleção para O/CFF resultará, principalmente, em cachos com maior proporção de frutos sobre o peso do cacho (F/CFF) e maiores teores de óleo no mesocarpo de frutos normais e partenocárpicos, bem como, com menor proporção de espiguetas vazias. Devido as correlações altas e positivas com O/CFF e pela praticidade de avaliação, as características com maior potencial para seleção indireta para aumento de O/CFF são F/CFF e proporção de mesocarpo nos frutos normais.
Thesagro: Elaeis Oleifera
Dendê.
Caiaué
Keywords: Elaeis guineenses
Melhoramento genético
Language: Ingles
DOI: 10.5747/ca.2021.v17.n1.a422
Notes: Título em português: Valores genotípicos e correlações genéticas para componentes e teor de óleo do cacho de híbridos entre caiaué e dendê.
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3612-Texto-do-artigo-18123-1-10-20210308.pdf629,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace