Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131784
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BATISTA, F. R. O.
PORRO, R.
QUARESMA, E. de S.
Additional Information: FRANK REGINALDO OLIVEIRA BATISTA, UFOPA; ROBERTO PORRO, CPATU; EDILAN DE SANT'ANA QUARESMA, UFOPA.
Title: Valoração da distribuição e destruição de ativos biológicos: abordagem da contabilidade ambiental aplicada a um assentamento em conflito na Amazônia brasileira.
Publisher: Estudos Sociedade e Agricultura, v. 29, n. 1, p. 166-196, fev./maio 2021.
Language: Portugues
Keywords: Projeto de desenvolvimento sustentável
Contabilidade ambiental
Conflito agrário
Manejo florestal
Ativos biológicos
Description: O presente artigo estabelece procedimentos para avaliação contábil da riqueza compreendida por ativos ambientais terra, floresta e recursos madeireiros distribuídos por ações de reforma agrária na Amazônia, em contexto de conflitos e disputas territoriais. O estudo foi realizado no âmbito de projeto de assentamento ambientalmente diferenciado, localizado em Anapu, Pará: o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola-Jatobá. A mensuração física e monetária de componentes ambientais da riqueza da área estudada se deu pelo método contábil. Foram inicialmente determinados valores, tanto de ativos ambientais considerados de domínio do Estado, quanto daqueles referentes a direitos de uso e exploração dos recursos ambientais concedidos a famílias assentadas. Em seguida, avaliaram-se danos e perdas resultantes da invasão da reserva florestal do assentamento, ocorrida em 2017. A invasão por terceiros resultou em desmatamento, formação de pastagem e extração ilegal de madeira em área na qual era executado um plano de manejo florestal comunitário. A determinação monetária dos danos causados atesta que políticas públicas distributivas não fazem frente à realidade social no campo, na qual assentamentos são impactados e fragilizados por tensões e disputas territoriais e crimes ambientais. A inclusão de novas abordagens teóricas e práticas da contabilidade ambiental em estudos multidisciplinares pode assim contribuir para expandir a compreensão dos fenômenos sociais, ambientais e econômicos inerentes a políticas públicas de inclusão.
NAL Thesaurus: Amazonia
Data Created: 2021-05-12
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1636-Texto-do-artigo-6099-3-10-20210201.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace