Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132864
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: CAMPELO, F. A.
HENRIQUES, G. S.
SIMEONE, M. L. F.
QUEIROZ, V. A. V.
RAMOS, A. L. C. C.
SILVA, M. R.
AUGUSTI, R.
MELO, J. O. F.
LACERDA, I. C. A.
ARAÚJO, R. L. M. de
Additional Information: FLÁVIA ASSUNÇÃO CAMPELO, Universidade Federal de Minas Gerais; GILBERTO SIMEONE HENRIQUES, Universidade Federal de Minas Gerais; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS; ANA LUIZA COELI CRUZ RAMOS, Universidade Federal de Minas Gerais; MAURO RAMALHO SILVA, PUC-MG; RODINEI AUGUSTI, Universidade Federal de Minas Gerais; JÚLIO ONÉSIO FERREIRA MELO, Universidade Federal de São João del-Rei; INAYARA CRISTINA ALVES LACERDA, Universidade Federal de Minas Gerais; RAQUEL LILHARES BELLO DE ARAÚJO, Universidade Fedeal de Minas Gerais.
Title: Características químicas e nutricionais de dois genótipos de sorgo, depois da extrusão termoplástica.
Publisher: In: MELO, J. O. F. (org.). Ciências Agrárias: o avanço da ciência no Brasil. Guarujá: Científica Digital, 2021.
Pages: p. 234-260.
Language: Portugues
Keywords: Sorgo BRS 332
Análise de componentes principais
Sorgo SC 319
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da extrusão sobre a composição nutricional, o teor de compostos fenólicos de dois genótipos de sorgo, ambos Sorgo bicolor, e caracterizar o perfil dos constituintes químicos por espectrometria de massa por paper spray. Métodos: Foi avaliado o efeito do tratamento nos genótipos de sorgo SC 319 e BRS 332, realizando-se um delineamento inteiramente casualizado (DIC) com dois tratamentos (cru e extrusado) e três repetições, analisando os fatores: cor, composição centesimal, teor de compostos fenólicos, atividade antioxidante e perfil de constituintes químicos. Resultados: A extrusão aumentou o conteúdo de carboidratos e fibras e reduziu os valores de umidade, lipídios e cinzas, além de permitir um maior grau de liberação de compostos fenólicos e atividade antioxidante. A impressão digital obtida nos dois modos de ionização foi influenciada pela extrusão, permitindo uma maior identificação dos compostos nas amostras extrusadas. A análise de componentes principais (ACP) permitiu distinguir os principais constituintes das amostras de sorgo, bem como destacar o efeito da extrusão e a influência dos genótipos. Conclusão: O uso da extrusão termoplástica elevou teores de fibras, favorecendo a digestibilidade do amido, inclusive do genótipo contendo taninos (SC 319). O processo de extrusão aumentou a liberação de compostos fenólicos totais. Os flavonoides das classes das flavonas, flavonóis e ácidos fenólicos, retratados no perfil de constituintes químicos do sorgo extrusado permitem concluir que esse tratamento é capaz de melhorar a disponibilidade de compostos com características bioativas, constituindo-se assim uma vantagem em relação ao sorgo cru não tratado.
Thesagro: Sorghum Bicolor
Antioxidante
Análise Química
Variedade
Data Created: 2021-07-08
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracteristicas-quimicas.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace