Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132940
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CASTRILLON, R.
HELM, C. V.
MATHIAS, A. L.
Additional Information: RAFAELA CASTRILLON, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; CRISTIANE VIEIRA HELM, CNPF; ALVARO LUIZ MATHIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Title: Produção de barra de cereais com casca de pinhão.
Publisher: In: EVENTOS ARAUCÁRIA: PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO, ERVA-MATE XXI: INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA O SETOR ERVATEIRO, 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2021.
Pages: p. 35.
Language: Portugues
Notes: Resumo.
Keywords: Economia sustentável
Barra de cereal
Description: A casca de pinhão (Araucaria angustifolia) apresenta uma vasta quantidade de compostos bioativos, com destaque para os compostos fenólicos com reconhecidas atividades antioxidantes. O objetivo deste estudo foi produzir barras de cereais com adição deste resíduo (casca), resultante do consumo da amêndoa do pinhão para a dieta humana. Na formulação das barras de cereais, a casca de pinhão cozida, seca e moída para produção de partículas com granulometria de 100 mesh foi adicionada nas proporções 1%, 2% e 5% em base seca. Na primeira etapa, a aveia e as amêndoas foram tostadas em forno pré-aquecido a 180 °C por 15 min. A seguir, açúcar mascavo, gelatina, glucose, chia, linhaça, casca de pinhão e o óleo de coco foram aquecidos a 80 °C. Na terceira etapa, aveia, amêndoas, quinoa e uva passa foram misturadas a mistura da segunda etapa. Após homogeneização, a massa foi transferida para uma assadeira forrada com papel encerado e compactada para criar estrutura típica de barra de cereais. A preparação foi refrigerada a 10 °C por 60 min e, posteriormente, cortada em barras de 20 g. As barras apresentaram características visuais distintas, com tonalidade marrom claro para a amostra com 1% e tom mais escuro para a amostra com 5% de casca de pinhão, sendo que a análise sensorial das amostras apontou preferência para a barra de cereal com 1% de casca de pinhão, acentuando sabor agradável e característico ao produto.
Thesagro: Agricultura Familiar
Araucária Angustifólia
Pinhão
Data Created: 2021-07-14
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmbrapaFlorestas-2021-AnaisErvamateEAraucaria-Documentos344-pg35.pdf191,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace