Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133097
Título: Influência de doses de nitrogênio sobre a densidade foliar em erva-mate.
Autoria: GABIRA, M. M.
AGUIAR, N. S. de
MAGGIONI, R. de A.
VIEIRA, L. M.
TOMASI, J. de C.
DUARTE, M. M.
WENDLING, I.
Afiliação: MÔNICA MORENO GABIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; NATÁLIA SAUDADE DE AGUIAR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; RENATA DE ALMEIDA MAGGIONI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; LEANDRO MARCOLINO VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; JÉSSICA DE CÁSSIA TOMASI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; MANOELA MENDES DUARTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; IVAR WENDLING, CNPF.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: EVENTOS ARAUCÁRIA: PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO, ERVA-MATE XXI: INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA O SETOR ERVATEIRO, 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2021.
Páginas: p. 57.
Conteúdo: As respostas funcionais de plantas às variações ambientais são mais evidentes nas folhas, órgãos suscetíveis às variações morfoanatômicas. A densidade é um dos atributos para a determinação da plasticidade morfoanatômica foliar, além de interferir na atividade fotossintética e nos processos de beneficiamento das folhas na indústria. Este trabalho teve por objetivo avaliar a densidade das folhas de erva-mate em plantio a campo submetido a diferentes doses de adubação nitrogenada. Os tratamentos foram 0, 50, 100, 200 e 300% da dose anual recomendada de nitrogênio (20 g planta-1), dividida em duas aplicações anuais. O experimento foi implantado em blocos ao acaso, com 4 blocos de 30 plantas por tratamento. Aos 16 meses de idade, foram coletadas folhas jovens e maduras, das quais foram obtidos a massa fresca e o volume, utilizando-se balança de precisão e imersão em proveta com água, respectivamente. A partir da razão entre massa fresca e volume, obteve-se a densidade das folhas (g cm-3). Os dados foram submetidos a ANOVA, seguido do teste de Tukey para a comparação entre médias. A densidade das folhas variou entre 0,6506 e 1,8305 g cm-3. Foram observadas diferenças significativas entre a densidade das folhas para os diferentes tratamentos de nutrição, bem como entre folhas jovens e maduras. São necessários mais estudos acerca de outras características morfoanatômicas de folhas de erva-mate, para se determinar a influência do meio na adaptação e desenvolvimento da espécie em diferentes condições ambientais.
Thesagro: Nitrogênio
Palavras-chave: Erva-mate
Adubação nitrogenada
Densidade foliar
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 344).
Notas: Resumo.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2021-AnaisErvamateEAraucaria-Documentos344-pg57.pdf211,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace