Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133099
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GODOY, R. C. B. de
FRIZON, C. N. T.
RIBANI, R. H.
GARRUTI, D. dos S.
CHAMBERS IV, E.
Additional Information: ROSSANA CATIE BUENO DE GODOY, CNPF; CÁTIA NARA TOBALDINI FRIZON, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ROSEMARY HOFFMANN RIBANI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; DEBORAH DOS SANTOS GARRUTI, CNPAT; EDGAR CHAMBERS IV, KANSAS STATE UNIVERSITY, MANHATTAN, KS, EUA.
Title: Duração do sabor em amostras de goma de mascar elaboradas com erva-mate.
Publisher: In: EVENTOS ARAUCÁRIA: PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO, ERVA-MATE XXI: INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA O SETOR ERVATEIRO, 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2021.
Pages: p. 68.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Documentos, 344).
Language: Portugues
Notes: Resumo.
Keywords: Erva-mate
Goma de mascar
Description: Gomas de mascar são consumidas em vários países e são tidas como produtos em expansão, principalmente quando carreiam ingredientes ativos. São apreciadas por ativar a energia e concentração dos consumidores, com redução de estresse. A tendência atual desse segmento alimentício é a busca de produtos alternativos, isentos de açúcar e com apelo sensorial e sustentável. A erva-mate reúne essas características, sendo reconhecida por suas propriedades estimulantes, em decorrência da presença de cafeína. Uma das principais características considerados para a goma de mascar é o tempo que o sabor permanece na boca durante a mastigação. Inicialmente, foram elaboradas nove gomas de mascar com diferentes tipos de erva-mate e aromas. O produto de melhor aceitação foi utilizado no teste tempo-intensidade, no qual avaliou-se o tempo total que o sabor da goma de mascar permaneceu na boca. Participaram 14 avaliadores treinados, que analisaram a amostra em três repetições. Eles foram orientados a provar a amostra e indicar a intensidade do sabor durante a mastigação, com uma escala de 10. O programa utilizado para a coleta de dados foi o Time-Intensity Data Collection System que registrou a intensidade máxima percebida por cada avaliador, tempo máximo em que a intensidade de sabor foi percebida, tempo inicial quando a percepção de sabor começou a ser percebida e tempo total que o estímulo permaneceu. A percepção do sabor teve início em menos de um minuto e o estímulo total durou cinco minutos. Esses dados sugerem que o produto seja reavaliado incluindo melhorias no processo tecnológico.
Thesagro: Ilex Paraguariensis
Data Created: 2021-07-23
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmbrapaFlorestas-2021-AnaisErvamateEAraucaria-Documentos344-pg68.pdf236,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace