Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134173
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: HYSLOP, K.
GALDINO, S.
Additional Information: KEVIN HYSLOP, ESTAGIÁRIO CNPM; SERGIO GALDINO, CNPM.
Title: Geração de modelo digital de terreno hidrologicamente consistente para delimitação de bacia hidrográfica na Amazônia.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. 12 p.
Language: Portugues
Notes: Evento online. CIIC 2021.
Keywords: Geotecnologia
Serviços ecossistêmicos
Description: O objetivo deste trabalho foi gerar um modelo digital de terreno hidrologicamente consistente (MDTHC) para a delimitação da bacia hidrográfica do rio Taxidermista no município de Alta Floresta, localizado no norte do estado de Mato Grosso, no bioma Amazônia. Essa região é uma das áreas de estudo definidas no projeto ?Construção do conhecimento e sistematização de experiências sobre valoração e pagamento por serviços ecossistêmicos e ambientais no contexto da agricultura familiar amazônica (ASEAM)?. Para a geração do MDTHC, inicialmente foram utilizados dados referentes a pontos cotados, curvas de nível e hidrografia, provenientes de cartas topográficas, utilizando o interpolador Topo to Raster, do software SIG ArcMap (versão 10.8). Em seguida, o MDTHC foi gerado por meio do aprofundamento da drenagem, utilizando a ferramenta Arc Hydro Tools do ArcMap. O MDTHC foi utilizado na delimitação da bacia hidrográfica do rio Taxidermista, na região de Alta Floresta. O modelo digital de terreno (MDT) gerado pelo interpolador Topo to Raster mostrou-se preciso quando comparado à delimitação feita com base em um modelo digita de elevação (MDE) derivado do Shuttle Radar Topography Mission (SRTM). Igualmente, o MDTHC gerado mostrou-se eficaz na delimitação da bacia hidrográfica do rio Taxidermista, no bioma Amazônia
Thesagro: Sensoriamento Remoto
Sistema de Informação Geográfica
Data Created: 2021-09-09
ISBN: 978-65-994972-0-9
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5949.pdf934,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace