Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134204
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JACOMO, B. DE O.
MINGOTI, R.
PESSOA, M. C. P. Y.
MARINHO-PRADO, J. S.
Additional Information: BÁRBARA DE OLIVEIRA JACOMO, BOLSISTA CNPM; RAFAEL MINGOTI, CNPM; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA.
Title: Estimativa de nicho ecológico de Anastrepha curvicauda em território brasileiro por algoritmos de modelagem.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. 12 p.
Language: Portugues
Notes: Evento online. CIIC 2021.
Keywords: Defesa fitossanitária
Tendência
Description: Anastrepha curvicauda (Diptera: Tephritidae) é uma importante praga de cultivo de mamão. Essa mosca-das-frutas está presente em países do sul da América do Norte (também em áreas peninsulares), da América Central e Caribe e da América do Sul (Venezuela e Colômbia). O Brasil é o segundo produtor mundial de mamão, e o inseto é considerado praga quarentenária ausente (PQA) no país, portanto ações que contribuam com estratégias de prevenção à sua entrada são imprescindíveis. Este trabalho produziu zoneamentos de nicho ecológico de A. curvicauda em território brasileiro usando algoritmos Garp e MaxEnt, no OpenModeller. Considerou parâmetros climáticos nacionais para avaliar áreas favoráveis no Brasil. Dados de ocorrência do inseto foram obtidos (GBIF; CABI). Planos de informação de pressão do vapor de água, radiação solar, velocidade do vento, variáveis bioclimáticas, precipitação, temperaturas (máxima, média e mínima) e umidade relativa foram gerados, utilizando dados nacionais para as três últimas variáveis. Dados municipais sobre cultivo de mamão em 2017 no país foram considerados (IBGE). O MaxEnt indicou favorabilidade ao inseto em todo o país, com probabilidades de ocorrência menos elevadas em áreas da faixa litorânea do sul do Rio de Janeiro e São Paulo e nos estados da região Sul; alguns pontos com presença do inseto no exterior não foram sinalizados como altamente favoráveis. O Garp indicou favorabilidade à ocorrência do inseto em pontos de Acre, Roraima e Amapá, alguns próximos às fronteiras com países vizinhos, além de extensas áreas favoráveis predominantes na região Sudeste e ao sul da região Nordeste, entre outras.
Thesagro: Mosca das Frutas
Praga Quarentenária
Data Created: 2021-09-10
ISBN: 978-65-994972-0-9
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5955.pdf705,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace