Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134474
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PAIXÃO, R. Q. da
TEIXEIRA, V. A.
PEREIRA, B. P.
RIBEIRO, A. K. do C.
ALBUQUERQUE, B. S. F.
SOARES, G. O.
COMINATO, V.
CAMPOS, M. M.
TOMICH, T. R.
SILVA, M. V. G. B.
PEREIRA, L. G. R.
Additional Information: RAQUEL QUEIROZ DA PAIXÃO, Bolsista; VANESSA AMORIM TEIXEIRA, Universidade Federal de Minas Gerais; BÁRBARA PIRONE PEREIRA, Bolsista; ANA KEREN DO CARMO RIBEIRO, Bolsista; BIANCA SOUZA FERREIRA ALBUQUERQUE, Bolsista; GABRIELLE OLIVEIRA SOARES, Bolsista; VANESSA COMINATO, Bolsista; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; THIERRY RIBEIRO TOMICH, CNPGL; MARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL.
Title: Qualidade do sêmen de touros Girolando de diferentes composições genéticas e sua correlação com a termografia infravermelho.
Publisher: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 25., 2021, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2021.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 261).
Language: Portugues
Description: Objetivou-se avaliar a qualidade do sêmen de touros Girolando de diferentes composições genéticas e correlacioná-la à termografia infravermelha. Foram avaliados 64 touros 3/4 Holandês + 1/4 Gir (3/4 HOL) e 64 touros 5/8 Holandês + 3/8 Gir (5/8 HOL) com 28,1±6,61 meses de idade e 579±125 kg de peso vivo. A classificação andrológica por pontos considerou índices de pontuação para motilidade, vigor, morfologia espermática, circunferência escrotal e idade. A termografia infravermelha foi realizada nas regiões anatômicas ocular e escrotal. Para avaliação da capacidade de termorregulação dos touros foi calculada a diferença (?) entre a temperatura ambiente e a temperatura retal e da T ºC do ambiente, temperaturas máximas do olho e escroto e ? das temperaturas da linha mais dorsal e ventral do escroto (DIF L1 ? L2). A avaliação do efeito da composição genética foi realizada utilizando-se modelo linear misto, considerando efeito fixo da composição genética e efeito aleatório de ano de avaliação. Utilizou-se o coeficiente de correlação de postos de Spearman para associar os dados de termografia aos parâmetros reprodutivos. A significância do efeito de composição genética foi considerada adotando-se ? igual a 0,05. Verificou-se que capacidade de termorregulação interfere na eficiência reprodutiva dos touros Girolando, independente da composição racial. A composição racial influenciou mais os defeitos maiores (DMAI) para o 5/8 HOL quando comparado aos 3/4 HOL e as temperaturas retal e escrotal os defeitos menores (DMEN) dos espermatozoides. Touros 3/4 HOL apresentam características reprodutivas e morfologia corporal superiores em relação aos touros 5/8 HOL, que por sua vez apresentaram maior capacidade de termorregulação da temperatura escrotal. A TIV pode ser usada como método não invasivo e complementar na avaliação reprodutiva de touros, apresentando relação com a concentração espermática e características morfológicas dos espermatozoides.
Thesagro: Gado Leiteiro
Cruzamento Animal
Morfologia Animal
Reprodução Animal
NAL Thesaurus: Dairy cattle
Animal morphology
Animal reproduction
Data Created: 2021-09-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Qualidade-semen.pdf134,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace