Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134474
Título: Qualidade do sêmen de touros Girolando de diferentes composições genéticas e sua correlação com a termografia infravermelho.
Autoria: PAIXÃO, R. Q. da
TEIXEIRA, V. A.
PEREIRA, B. P.
RIBEIRO, A. K. do C.
ALBUQUERQUE, B. S. F.
SOARES, G. O.
COMINATO, V.
CAMPOS, M. M.
TOMICH, T. R.
SILVA, M. V. G. B.
PEREIRA, L. G. R.
Afiliação: RAQUEL QUEIROZ DA PAIXÃO
VANESSA AMORIM TEIXEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
BÁRBARA PIRONE PEREIRA
ANA KEREN DO CARMO RIBEIRO
BIANCA SOUZA FERREIRA ALBUQUERQUE
GABRIELLE OLIVEIRA SOARES
VANESSA COMINATO
MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL
THIERRY RIBEIRO TOMICH, CNPGL
MARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL
LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 25., 2021, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2021.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar a qualidade do sêmen de touros Girolando de diferentes composições genéticas e correlacioná-la à termografia infravermelha. Foram avaliados 64 touros 3/4 Holandês + 1/4 Gir (3/4 HOL) e 64 touros 5/8 Holandês + 3/8 Gir (5/8 HOL) com 28,1±6,61 meses de idade e 579±125 kg de peso vivo. A classificação andrológica por pontos considerou índices de pontuação para motilidade, vigor, morfologia espermática, circunferência escrotal e idade. A termografia infravermelha foi realizada nas regiões anatômicas ocular e escrotal. Para avaliação da capacidade de termorregulação dos touros foi calculada a diferença (?) entre a temperatura ambiente e a temperatura retal e da T ºC do ambiente, temperaturas máximas do olho e escroto e ? das temperaturas da linha mais dorsal e ventral do escroto (DIF L1 ? L2). A avaliação do efeito da composição genética foi realizada utilizando-se modelo linear misto, considerando efeito fixo da composição genética e efeito aleatório de ano de avaliação. Utilizou-se o coeficiente de correlação de postos de Spearman para associar os dados de termografia aos parâmetros reprodutivos. A significância do efeito de composição genética foi considerada adotando-se ? igual a 0,05. Verificou-se que capacidade de termorregulação interfere na eficiência reprodutiva dos touros Girolando, independente da composição racial. A composição racial influenciou mais os defeitos maiores (DMAI) para o 5/8 HOL quando comparado aos 3/4 HOL e as temperaturas retal e escrotal os defeitos menores (DMEN) dos espermatozoides. Touros 3/4 HOL apresentam características reprodutivas e morfologia corporal superiores em relação aos touros 5/8 HOL, que por sua vez apresentaram maior capacidade de termorregulação da temperatura escrotal. A TIV pode ser usada como método não invasivo e complementar na avaliação reprodutiva de touros, apresentando relação com a concentração espermática e características morfológicas dos espermatozoides.
Thesagro: Gado Leiteiro
Cruzamento Animal
Morfologia Animal
Reprodução Animal
NAL Thesaurus: Dairy cattle
Animal morphology
Animal reproduction
Série: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 261).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Qualidade-semen.pdf134,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace