Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134531
Title: Caracterização da camada de fosfato de cálcio formada sobre superfície do nanocompósito poroso de alumina-zircônia usando as técnicas de difração de raio-X e espectroscopia de infravermelho próximo.
Authors: SARTORI, T. A. I. da C.
FERREIRA, J. A.
OSIRO, D.
COLNAGO, L. A.
PALLONE, E. M. de J. A.
Affiliation: LUIZ ALBERTO COLNAGO, CNPDIA.
Date Issued: 2021
Citation: In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 9., CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO-AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS - SLABO, 13., Foz do Iguaçú, PR., 2021.
Pages: 1 - 12
Description: Nanocompósitos porosos de Al2O3/ZrO2 recobertos biomimeticamente apresentam grande potencial à substituição óssea. No entanto, caracterizações da camada de fosfato de cálcio ainda são pouco abordadas em literatura. Assim, o objetivo deste estudo foi caracterizar a camada de fosfatos de cálcio depositada pelo método biomimético sobre a superfície do nanocompósito poroso de Al2O3/ZrO2 (5% vol). Os corpos porosos foram obtidos pelo método gelcasting, calcinados (600oC/2h), sinterizados (1500oC/2h) e tratados superficialmente com H3PO4. Em seguida, os nanocompósitos foram recobertos biomimeticamente durante 14 e 21 dias e caraterizados por NIR e DRX. Os resultados indicaram uma elevada área de fosfatos de cálcio sobre a superfície do nanocompósito, sendo favorecida a formação da fase TCP (62,85%) em 14 dias e a fase HA (89,41%) em 21 dias de incubação. Portanto, o período de incubação tende a ser um fator predeterminante à formação de fosfatos de cálcio de interesse, segundo as condições de bioatividade desejadas.
Keywords: Al2O3-ZrO2
DRX
NIR
Language: Portugues
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPDIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
P-CARACTERIZACAO-DA-CAMADA-DE-FOSFATO-DE-CALCIO-FORMADA-SOBRE.pdf482,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace